Bom, que observação tão óbvia, certo? Mas, tem muito mais que se lhe diga, do que é inicialmente aparente. Tradicionalmente, o Z Fold tende a ser o flagship dos foldable, enquanto o Z Flip se posiciona de forma mais económica. O caminho tem vindo a ser feito nas últimas gerações, para que o Z Flip seja mais uma postura diferente, do que um equipamento mais económico e isso nunca foi tão verdade quanto no Galaxy Z Flip6.
É um equipamento obviamente mais compacto que o Fold e isso significa que tem restrições quanto ao hardware que consegue encaixar, mas ainda assim o novo Galaxy Galaxy Z Flip6 chega com atualizações muito significativas, por exemplo ao departamento fotográfico. Por dentro, o novo Snapdragon 8 Gen3 é apoiado pelo maior dissipador alguma vez colocado num Z Flip e liberta todo o seu potencial de inteligência artificial, aumentando seriamente as ferramentas de IA disponíveis, por comparação mesmo aos Galaxy S24 recentemente lançados.
Grandes mudanças (por dentro e por fora)
Este ano, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen3 é universal em todos os mercados. É acompanhado de 256 ou 512GB de armazenamento, com 12GB de RAM, sobre os 8GB do Z Flip5. Um maior dissipador de calor também permitirá que o Z Flip6 opere melhor sob esforço. A autonomia poderá ser melhorada, face à eficiência do processador e ao ligeiro aumento da bateria para 4000mAh. O carregamento continua idêntico: 25W com fios e 15W sem.
O design é muito semelhante ao do Z Flip, mas alguns ajustes notam-se ao nível da integração entre o Flex Display externo e o módulo fotográfico. Este painel continua a ter uma taxa de atualização de 60Hz, para uma resolução de 720 x 748 e 3.4″ de diagonal. Por dentro, o ecrã flexível é substancialmente melhor, passando para um LTPO com taxa de atualização variável entre 1 e 120Hz. Mantém as dimensões gerais de 6.7″ e a resolução FHD.
Ao nível das câmaras fotográficas, o Samsung Galaxy Z Flip6 mantém a câmara selfie de 10MP do seu antecessor, além da ultragrande angular de 12MP, mas acrescenta-lhe uma potente câmara principal de 50MP com OIS e 2X zoom via crop.
Ao nível do corpo, há que destacar que a Samsung voltou a melhorar a dobradiça, e quando dobrado o Z Flip6 é algo mais fino que o Z Flip5, mas o mais importante é a certificação IP48, protegendo-o contra a entrada de partículas, um problema sempre importante nos dobráveis. Se juntarmos a isto a capacidade para sobreviver uma imersão de 30 minutos em 1.5m de água, o Z Flip6 é inquestionavelmente durável.
Uma nova era de inteligência artificial
Apesar de manter o mesmo processador dos Galaxy S24, o Snapdragon 8 Gen3, o Galaxy Z Flip6 apresenta uma importante lista de funcionalidades impressionantes, graças à inteligência artificial. Começando pelo mais simples, com apenas a câmara principal a Samsung leva o Galaxy Z Flip6 até zoom 10x. Outra ferramenta ao nível da fotografia é a utilização do Flex Display para fotografias de grupo, durante as quais a câmara faz zoom ou afasta o plano para ajustar ao número de pessoas no grupo.
As edições estão agora ainda mais inteligentes, mas é ao nível da escrita e transcrição que as melhorias são mais significativas. Por exemplo, podemos utilizar o ecrã Flex para conversar com alguém em direto com um interlocutor noutro idioma. Enquanto ele vê o texto no seu idioma, conseguimos ver o nosso idioma no ecrã interno.
Apesar do Português de Portugal só ficar disponível no final do ano, as transcrições e notas recebem uma potência substancial. A conversão de áudio para texto permitirá marcar o momento no áudio em que determinada expressão foi usada, ou instruir o telemóvel para a encontrar algum dado no meio da gravação. O Note Assist nas notas permite ainda traduzir notas, fazer resumos e formatar notas. Documentos PDF podem ser abertos nas notas, traduzidos e sobrepostos.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy Z Flip6 está disponível para pré-encomenda desde dia 10 de Julho e tem as suas vendas oficiais a começar a 24 de Julho por um PVPR a partir dos €1249.90. As cores disponíveis nos principais parceiros são Silver Shadow, Amarelo, Azul e Menta, mas online podemos comprar uma versão em pêssego.