A DEKRA, empresa de inspecção de veículos alemã, publicou para este ano um relatório onde constam os veículos usados com menos falhas presentes no mercado. Nesta avaliação foram considerados mais de 500 modelos e baseia-se em cerca de 15 milhões de inspecções durante um período de 2 anos.
Segundo as palavras dos responsáveis da DEKRA, o número de quilómetros é uma variável mais decisiva do que propriamente o ano de construção do veículo, no que diz respeito à susceptibilidade a falhas. Desse modo, foram consideradas três categorias de quilometragem (0 a 50.000 km, 50.001 a 100.000 km e 100.000 a 150.000 km) na avaliação de cada modelo. É importante referir que apenas os modelos com mais de 1000 veículos analisados pelos inspectores da DEKRA, dentro de uma das três categorias estabelecidas, foram incluídos neste estudo.
A classificação foi efectuada segundo nove classes de veículos desde utilitários a grandes comerciais e baseada no Índice de Falhas DEKRA (DEKRA Fault Index – DFI), construído com base na percentagem de veículos sem falhas relevantes e na percentagem dos veículos com falhas significativas dentro de todos os veículos que foram inspeccionados.
Neste relatório, o modelo que contabilizou a melhor média de pontuação do DFI dentro das três categorias de quilometragem é o vencedor da classe, ou seja, só um veículo representado nas três categorias pode ser considerado.
Eis os vencedores por segmento
Citadino/utilitário: Honda Jazz
Familiar compacto: BMW 1 Series
Familiar médio: Volvo S60 / V60
Grande familiar: Audi A6
Desportivos/Descapotáveis: Audi TT
Todo-o-terreno/SUV: Audi Q5
Monovolume: Ford C-Max / Grand C-Max
Comercial pequeno: Mercedes-Benz Vito / Viano
Comercial grande: Renault Master