Enquanto houver espaço, haverá um número crescente de câmaras nos smartphones modernos. Tal parece ser a postura dos fabricantes numa nova corrida ao número de câmaras que conseguem colocar num smartphone. Se o Huawei P20 Pro pode ter a fama de adoptar câmaras principais triplas, a Samsung conseguiu ir mais longe com quatro câmaras. Agora uma patente da LG quer ir muito mais longe e colocar um total de 16 câmaras num smartphone.

Segundo uma patente no USPTO, as 16 câmaras não procuram oferecer particular polivalência, oferecendo pelo contrário a particularidade de se encontrarem numa matriz côncava que – em teoria – permitirá ao utilizador disparar as 16 câmaras simultaneamente, para depois escolher qual fotografia prefere, ou então combinar todas numa animação. A disposição das câmaras também permitiria fotografar de diferentes perspectivas um mesmo objecto.

Não menos curiosa é a presença de um espelho na superfície traseira do dispositivo, com o que o utilizador poderia obter uma selfie tridimensional com mais facilidade.

Não é a primeira vez que alguém enfia 16 câmaras num objecto do tamanho de um smartphone, bastando olhar para a Light L16, uma compacta que oferece 16 câmaras de diferentes aberturas, resoluções e distâncias focais para – de novo, teoricamente – oferecer um resultado final melhor do que o possível com qualquer um dos sensores.

No mundo mobile actual, cada vez menos as câmaras são sobre fazer boa fotografia mobile, e mais sobre arranjarmos uma maneira de fazer uma qualquer brincadeira, por isso espero que a LG consiga colocar esta ideia em prática sem comprometer uma boa sessão fotográfica clássica!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here