Está a pensar em comprar um Volvo? Fique desde já a saber que se o fizer a partir do próximo ano, 2020, então não conseguirá ultrapassar os 180km/h. A marca sueca irá limitar a velocidade máxima dos seus automóveis, um anúncio que personifica a visão e o compromisso da marca no que diz respeito aos perigos relacionados com o excesso de velocidade.

Esta é uma medida que pode não ser bem aceite por quem compre um veículo da marca, mas a verdade é que irá mesmo acontecer. E tem apenas um único objectivo: cumprir a declaração conhecida como Vision 2020. Nesta declaração, a Volvo tem um objectivo extremamente ambicioso: garantir que ninguém perde a vida ou fica gravemente ferido a bordo de um carro Volvo.

Ora, a marca sueca tem plena noção que não é apenas a tecnologia que irá conseguir salvar as pessoas de males maiores, e por isso mesmo decidiu agora implementar esta medida. Mas as alterações na velocidade podem não ficar apenas pela limitação a 180km/h. A marca Sueca encontra-se neste momento a investigar combinações de tecnologia que permitam, por exemplo, controlar automaticamente a velocidade máxima perto de escolas ou de hospitais.

Esta medida surge depois da Volvo perceber que, por mais tecnologia de segurança que seja implementada, mesmo com uma excelente estrutura na construção do veículo, a partir de determinadas velocidades é impossível evitar ferimentos graves ou até mesmo fatalidades.

Ainda assim, a Volvo apenas irá conseguir corrigir um ponto em relação aos três que considera ser as maiores ameaças à concretização do Vision 2020: Excesso de velocidade, Intoxicação e Distração.

No caso da intoxicação, apesar de a condução sobre o efeito de álcool ou de drogas ser ilegal, continua a ser uma das principais razões para lesões e mortes na estrada. E este é um problema que não é fácil de resolver para a marca sueca.

Outro dos problemas é a distração, onde as marcas têm muito que fazer ao longo dos próximos anos. Se o telemóvel é aos dias de hoje um dos problemas, apesar de todos os carros novos virem equipados com sistemas de mãos livres, a verdade é que os sistemas de infotainment cada vez mais evoluídos, com inúmeros ecrãs e demasiadas informações, também estão a criar cada vez mais distração ao condutor.

Será que limitar a velocidade máxima irá resolver 1/3 dos problemas da Volvo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui