Ao longo das últimas semanas, o Samsung Galaxy Note 9 perdeu muitos dos seus segredos. A oficialização hoje do novo flagship da Samsung teve ainda assim algumas surpresas.

Como acontece frequentemente, a Samsung manteve um núcleo de características do Galaxy S9 e melhorou tudo o resto. Assim, o Note 9 mantém o mesmo processador Exynos 8910 cuja performance está acima de qualquer crítica, e as mesmas câmaras de 12MP do S9+, uma das quais com abertura variável de f/1.5 e f/2.4, mas ambas estabilizadas optimamente. Em termos de memórias, o Galaxy Note9 estará disponível com 6GB ou 8GB de RAM e 128GB ou 512GB de armazenamento interno, expansível com um cartão micro SD de 512GB para um armazenamento recorde de 1TB.

Mas vejamos aquilo que realmente deve aguçar o apetite dos potenciais utilizadores.

 

A S Pen nunca foi melhor

A S Pen sempre teve um nicho muito próprio e uma ampla base de seguidores, nunca parando de receber melhorias ao longo dos anos. No entanto, a S Pen revelada hoje é todo um novo dispositivo.

Se até agora a S Pen tinha utilidade apwenas em contacto com o ecrã do Note, a nova stylus é a primeira a integrar Bluetooth e, com isso, pode ser usada a vários metros de distância do Note 9, como comando para multimédia, disparar uma fotografia ou controlar uma apresentação. Estas características juntam-se à já conhecida capacidade de digitalizar notas mesmo com o ecrã bloqueado, agora com ainda mais sensibilidade e resolução de 4096 pontos de pressão, numa ponta mais fina, mais adequada a exercitar a caligrafia.

A S Pen do Note 9 é um gadget em si mesmo, sem paralelo no mundo mobile, e uma séria razão para ficarmos excitados.

Finalmente uma bateria acima de crítica

Os Galaxy Note sempre foram colossais dispositivos de produtividade, mas a sua autonomia nunca foi particularmente louvada pelos utilizadores. Isso mudará com o Galaxy Note 9 e a sua bateria de 4000mAh.

Com esta capacidade, esta é a mais ampla bateria alguma vez disponível num Note, ou em qualquer Galaxy de gama alta, oferecendo a melhor autonomia possível e fechando a distância face aos principais equipamentos concorrentes. A bateria chega igualmente com carregamento rápido, fundamental para um equipamento que pode ser facilmente ligado a um teclado e ecrã e transformar-se num computador.

 

DeX sem DeX

Não era um segredo já, mas o lançamento confirmou-o: o Samsung Galaxy Note 9 leva a produtividade mais longe, podendo ser operado em modo desktop sem necessitar da doca DeX. Claro que a doca tem a vantagem de carregar o dispositivo enquanto o utilizamos, pelo que não será uma má ideia investir nela. Conectado a um monitor e teclado externos, o Note 9 será um computador de recurso em qualquer local.

 

Muito melhor multimédia

O Samsung Galaxy Note 9 tem agora um ecrã algo maior, com 6.4 polegadas, mantendo a resolução de 1440 x 2960. É uma área maior para grafismos e trabalho, com compatibilidade HDR.

Mas o melhor é a inclusão dos altifalantes estéreo do Galaxy S9. Há que o Note merecia um áudio de qualidade e neste aspecto nenhum smartphone supera o S9, pelo que o Note 9 herda o melhor do seu primo mais pequeno. Os bundles com auscultadores AKG disponíveis em alguns mercados deverão tirar o máximo partido

 

Um design consagrado

Porque ficaríamos excitados por o Galaxy Note 9 manter o design fundamental do Galaxy S9? Porque não se mexe numa equipa vencedora e o Galaxy S9 é o mais notável flagship de 2018 por manter a sua identidade sem replicar os elementos estilísticos do iPhone X, além de excelente qualidade de componentes e acabamentos.

Numa era de smartphones cada vez mais parecidos, o Note 9 continua a ser inconfundível. O ecrã é cristalino e simétrico, sem notch, ininterrupto e sem distracções e isso ainda vale para muitos.

Conclusão

O Samsung Galaxy Notev9 é um dispositivo “clássico”. As grandes marcas Chinesas apostam em inovações interessantes, mas quiçá passageiras, enquanto a Samsung vai por um caminho diferente e procura oferecer hardware comprovado e especificações sólidas. O Galaxy Note 9 não se desvia desse caminho e chega ao mercado com o melhor hardware que será possível encontrar no mercado neste momento.

Isso chega para vós?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here