Os ecrãs de 90Hz são a loucura do momento nos smartphones: um smartphone não é digno da gama alta, se não incluir esta funcionalidade, dizem alguns. Mas pensem de novo: 90Hz pode ser tão “ontem” quanto a TCL estar a preparar um tablet de gaming com uma alucinante taxa de varrimento de 240Hz.

Aparentemente, aquilo que temos para já é fundamentalmente um ecrã, o WQ Gaming Tablet Display, que apresenta umas normais 10.8 polegadas, perfeitamente dentro do expectável para um tablet de dimensões maiores. Com brilho máximo de 500 nits e perfil DCI-P3, além de uma resposta GTG de 2ms, este é claramente um display de gama superior.

A característica mais imponente, no entanto, é mesmo a taxa de varrimento de 240Hz, inédita em equipamentos móveis e ao alcance apenas de monitores e computadores de gaming ou profissionais.

Colocar um ecrã deste género num smartphone ou tablet não é fácil. A taxa de varrimento elevada tem um peso pesado na bateria dos dispositivos. Como a Google bem mostrou com os problemas dos Pixel 4, colocar num dispositivo móvel uma taxa de varrimento elevada pode causar problemas sérios quando os níveis de luminosidade não estão devidamente calibrados, por exemplo porque – como a Google – se podem usar perfis de cor para diferentes taxas de varrimento.

Ainda assim, claramente a possibilidade de em breve termos equipametnos capazes de rivalizar neste capítulo com os melhores monitores está definitivamente em cima da mesa. A TCL é uma perita em ecrãs e não deixará de investir neste caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here