A tecnologia 5G ainda está longe de uma implementação generalizada em Portugal, mas a nova era de conectividade trará não apenas desafios, mas um enorme potencial para as empresas que apostarem desde logo no novo padrão de comunicações. Em parceria com os Amazon Web Services e com o apoio da Startup Lisboa, a NOS lançou hoje o Acelerador 5G, que desafia as startups à inovação e selecionará um conjunto de projetos de destaque que receberão o apoio do Fundo NOS 5G.

Do comunicado de imprensa:

Com velocidades muito mais rápidas, baixa latência e com a capacidade de ligar milhões de equipamentos e dispositivos entre si, o 5G será um dos principais impulsionadores da economia digital. A NOS, enquanto operador de telecomunicações líder na inovação, e a Amazon Web Services (AWS) lançam um programa que vai desafiar as startups com atividade em Portugal a tirarem partido da tecnologia 5G, para desenvolverem as suas ideias de negócio.

Com este programa, a NOS e a AWS pretendem apoiar a construção de um ecossistema de inovação e de empreendedorismo 5G em Portugal, liderando a transformação digital e potenciando a criação de oportunidades associadas à nova tecnologia móvel.

Podem concorrer startups nacionais ou estrangeiras com operação em Portugal que tenham um modelo de negócio que possa ser potenciado pela tecnologia 5G ou que pretendam explorar e desenvolver novos modelos de negócio a partir desta tecnologia.

As startups selecionadas vão beneficiar da exposição a potenciais investidores, entre o quais a Armilar Venture Partners, entidade que gere o Fundo de Capital de Risco “NOS 5G”. Terão ainda acesso a sessões com mentores técnicos e de negócio da NOS e AWS e a uma oferta de serviços da AWS que pode ir até 100.000€, através do programa AWS Activate. O grande vencedor receberá um prémio monetário de 7.500€ e acesso direto à incubação na Startup Lisboa.

Com duração de 7 semanas, o programa Acelerador 5G é composto por webinars, sessões de mentoria e momentos de acompanhamento individual a cada projeto. Contará ainda com sessões de networking, de open innovation, e ainda, talks de especialistas na tecnologia 5G, empreendedorismo e capital de risco. O programa termina a 30 de junho com a dinamização de um Demo Day e a apresentação pública dos projetos finalistas a potenciais parceiros e investidores.

Todos os projetos que integrem o programa Acelerador 5G poderão desde logo ter acesso a oportunidades de inovação colaborativa seja diretamente com a NOS e com a AWS, ou com clientes das mesmas, assim como acesso a parceiros e mentores especialistas, incluindo a rede de mentores da Startup Lisboa.

Todos os interessados em participar no programa Acelerador 5G, promovido pela NOS e pela AWS, deverão candidatar-se através do formulário disponível em www.acelerador5g.com. As candidaturas decorrem entre 8 de março e 11 de abril de 2021.

Esta iniciativa vem reforçar a aposta da NOS no ecossistema de empreendedorismo 5G nacional, depois da constituição do Fundo de Capital de Risco NOS 5G no final de 2019, com uma dotação de 10 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui