A possibilidade de visualizarmos em 3D as nossas criações é cada vez mais importante nos nossos workflows, mas ter de depender de óculos especiais para isso não é tão agradável. Na sua mais recente leva de equipamentos, a Acer revelou a ambiciosa e muito especial workstation móvel ConceptD 7 SpatialLabs Edition, um monstro de especificações que apoia os criativos com a suite Spatial Labs e com um ecrã 3D que não requer qualquer par de óculos para funcionar.

Como seria de esperar, pensado principalmente para os modeladores em 3D, o ConceptD 7 SpatialLabs oferece um conjunto de especificações muito avançado, com processadores Intel Core de 11ª geração até i7 e gráficas até NVIDIA GeForce RTX 3080. Até 2TB de armazenamento SSD PCIe e 64GB de RAM DDR4 concluem um conjunto muito capaz de processamento gráfico pesado em qualquer local, mas o destaque vai mesmo para o ecrã.

Este é uma unidade muito importante, que acrescenta à representação 3D estereoscópica dos modelos 3D uma resolução 4K validada pela PANTONE e tem predicados adicionais como precisão de cor Delta E<2, 100% da gama de cores Adobe RGB e ainda o suporte do NVIDIA Studio.

Portanto, como consegue o ConceptD 7 representar imagens 3D sem óculos? Consegue-o através de diversas câmaras colocadas sobre o ecrã e que seguem os olhos e cabeça do utilizador. Desta forma é possível projetar no ecrã duas imagens distintas, cada um refratada para um olho diferente e, à medida que movemos a cabeça e o olhar, um processo de renderização em tempo real refresca as imagens para manter a sua projeção 3D.

Mas, para a Acer, apoiar os criadores não se esgota com o oferecimento deste equipamento muito interessante. A marca lançou ao mesmo tempo o SpatialLabs Developer (acer.com) onde os criadores podem recorrer a ferramentas como o plug-in Unreal Engine ou o Ultraleap Hand Tracking para conceder comandos baseados em gestos.

Atualmente existem já alguns projetos muito interessantes em curso:

  • Um configurador de carros que permite aos vendedores mostrar diferentes modelos e opções aos clientes, mesmo se um carro com uma configuração semelhante não estiver disponível no stand 
  • Os designers de interiores podem partilhar os seus guias de design com clientes para lhes dar uma melhor noção do espaço e da escala de cada item dentro desse espaço
  • Tecnologias de captura de movimento tornam possível criar vídeos com profundidade volumétrica, para que os utilizadores possam desfrutar de experiências cinematográficas de 360 graus a partir de qualquer lugar do mundo
  • Observação geoespacial da Terra combina dados de alta resolução de satélites, plataformas aéreas e sensores batimétricos, fundindo-os para criar paisagens verdadeiramente 3D

Concomitantemente com o Concept D7 SpatialLabs Edition, a Acer também renovou as linhas ConceptD 3 e ConceptD 3 Ezel. A primeira recebe um novo clamshell de 16 polegadas (CN316-73G) com formato de ecrã 16:10 e um modelo convertível de 15,6 polegadas (CC315-73G) que inclui uma caneta Wacom EMR. O ConceptD 3 Pro (CN316-73P) e ConceptD3 Ezel Pro (CC315-73P) também estão disponíveis, ambos equipados com um processador Intel Core i7 capaz de alcançar 4,6 GHz e um GPU para portáteis NVIDIA T1200.

Todos os novos portáteis ConceptD 3 apresentam um design moderno distinto, com um revestimento branco pristino MAO (Micro-Arc Oxidation) que resiste a manchas e abrasões para proteger o chassis de alumínio MgAl[2] do dispositivo. A partir daí, o ecrã PANTONE®-Validated com precisão de cor Delta E<2 garante que todos os pequenos detalhes fiquem exatamente como o criador pretende.

Preço e Disponibilidade

O ConceptD 7 SpatialLabs Edition (CN715-73G) estará disponível na EMEA em dezembro com preços a partir de 3.599 euros.

O ConceptD 3 (CN316-73G) estará disponível na EMEA em outubro com preços a partir de 1.799 euros.

O ConceptD 3 Pro (CN316-73P) estará disponível na EMEA em dezembro com preços a partir de 1.899 euros.

O ConceptD 3 Ezel (CC315-73G) estará disponível na EMEA em outubro com preços a partir de 2.099 euros.

O ConceptD 3 Ezel Pro (CC315-73P) estará disponível na EMEA em novembro com preços a partir de 2.199 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here