O Grupo Renault anunciou o lançamento do Advanced Battery Storage, uma solução que consiste no armazenamento estacionário de energia, que será composto exclusivamente por baterias de carros eléctricos.

Com data de início prevista para o início de 2019, a Renault irá proceder às primeiras instalações do Advanced Battery Storage em duas fábricas da marca (Douai e Cléon, em França) e numa antiga fábrica de carvão localizada na Renânia do Norte Westphalia (na Alemanha). Este será o maior dispositivo de armazenamento existente na Europa, sendo que poderá armazenar pelo menos 60MWh. A instalação será progressiva, até atingir 2.000 baterias de carros eléctricos, o que será capaz de armazenar o equivalente ao consumo energético diário de uma cidade com cerca de 5.000 lares.

O objectivo da Advanced Battery Storage é resolver o problema da diferença entre a capacidade de produção e de consumo em determinado momento. Este sistema irá permitir aumentar a quota de energias renováveis que é usado, garantindo assim um armazenamento de energia quando há excesso de produção comparativamente ao consumo, e mais tarde usá-la quando o consumo excede a produção. Assim, minimiza-se bastante as perdas, um problema recorrente aos dias de hoje.

Para além de maximizar a utilização de energias renováveis, a Advanced Battery Storage irá também permitir minimizar um grande problema existente aos dias de hoje, que ainda não tem uma solução simples à vista: as baterias usadas dos carros eléctricos. É que esta solução será composta, em primeira instância, por baterias de carros eléctricas de segunda vida, ou seja, que já foram usadas por carros eléctricos. Ainda que não seja a solução final, esta começa a ser uma primeira solução para as baterias dos carros eléctricos que irão, inevitavelmente começar a sair de circulação por desgaste.

A título de curiosidade, o sistema Advanced Battery Storage deverá ter a capacidade quase instantânea de libertar ou absorver uma potência até 70MW, valor que deverá ser suficiente para responder de forma eficaz à maioria das solicitações da rede eléctrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui