Vivemos numa altura que a mineração de criptomoedas assiste a uma grande corrida às placas gráficas, neste momento fundamentais para podermos ter algum lucro. O resultado tem sido a escalada dos preços das placas gráficas, encarecendo por arrasto praticamente todos os computadores em todos os segmentos, mas fundamentalmente no gaming. Agora, a Bitmain pode estar perto de conseguir colocar no mercado uma solução que fará descer a pique a procura por gráficas e, consequentemente, os seus preços.

A Bitmain é uma das principais fabricantes de chips ASIC (Action Specific Integrated Circuit), chips optimizados para tarefas muito específicas e diferenciados dos chips mais generalistas, focados na mineração de criptomoedas. O que nenhum ASIC da Bitmain consegue de momento fazer autonomamente é minerar a criptomoeda e criar a hash sem recurso a uma gráfica, daí que estas tenham sofrido um grande aumento na procura.

No entanto, a Bitmain parece estar prestes a lançar no mercado um chip ASIC capaz de minerar Ethereum e outras criptomoedas sem necessitar da gráfica extra.  Os novos chips deverão começar a chegar ao mercado nos próximos meses e, dependendo do seu preço, poderão representar um duro golpe nas vendas de NVIDIA e AMD.

Os preços baixarão, mas não muito

Actualmente, os preços das placas gráficas atingiram valores absurdos. Algumas gráficas podem custar uma centena de Euros acima do preço de venda recomendado, e tanto a NVIDIA quanto a AMD têm feito bom dinheiro com a procura excessiva, ainda que não queiram admiti-lo.

Com a chegada ao mercado de ASICs que prescindam destas gráficas, os preços irão certamente estabilizar e podermos voltar a comprar boas gráficas a preços razoáveis. No entanto, nenhum vendedor quererá ver os seus lucros diminuírem a pique sem dar luta: esperem preços razoáveis, mas não demasiado depressa.

Entretanto, AMD e NVIDIA deverão ver as suas acções desvalorizar em conformidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here