A Alemanha continua a expandir a sua rede de estações de abastecimento de hidrogénio. Após a abertura das estações em Wiesbaden e Frankfurt em Junho, a Daimler, a Shell e a Linde comprometeram-se agora com a abertura de mais duas estações de hidrogénio em Sindelfingen e Pforzheim. Desta forma a região de Baden-Württemberg conta agora com nove estações de abastecimento de veículos com células de combustível, tornando este estado federal da Alemanha a região com maior quantidade de estações de abastecimento de hidrogénio.

As novas estações de abastecimento estão localizadas nas autoestradas em pontos de intersecção importantes dos itinerários no sudoeste da Alemanha. A estação de hidrogénio em Sindelfingen está localizada junto à histórica fábrica de veículos da Daimler, que alberga o centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Esta faz a supervisão do desenvolvimento da nova geração de veículos Mercedes-Benz com células de combustível e baseados no GLC.

As três empresas são parceiras na joint venture H2 Mobility, que trabalha na expansão da infraestrutura de hidrogénio na Alemanha.

Para assegurar o sucesso da mobilidade através do hidrogénio é necessário o fornecimento de uma gama de veículos com células de combustível e de uma infraestrutura de abastecimento de combustível.

A Alemanha possui um total de 32 estações de abastecimento em funcionamento, financeiramente apoiadas pelo governo Alemão através do seu programa National Innovation Programme for Hydrogen and Fuel Cell Technology (NIP). No seu conjunto, o governo Alemão contribuiu com 1.8 milhões de euros para a construção das duas novas estações. O objectivo é ter 100 estações de abastecimento em funcionamento em 2018.

As duas últimas estações de hidrogénio em Baden-Württemberg são caracterizadas pela utilização de tecnologia moderna e por uma experiência de abastecimento intuitiva para os condutores, idêntica à do reabastecimento de veículos com combustível convencional. O processo de reabastecimento demora cerca de três a cinco minutos a realizar.

Um veículo com células de combustível não emite gases poluentes nem dióxido de carbono (CO2) a nível local. Já existem vários veículos destes com uma autonomia entre 500 e 700 quilómetros. No deste ano, a Daimler AG irá apresentar a sua última geração de veículos baseada no Mercedes-Benz GLC.

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