Há um duelo de olhos antes de qualquer um dar um passo. Observam o vosso adversário de olhos duros do outro lado do corredor. Uma gota de suor escorrega-vos da testa, mas nada quebra a vossa concentração determinada. A mão prepara o gatilho. O adversário antecipa o vosso movimento e as quatro patas apalpam o chão. Um objeto relativamente esférico passa entre vós, levado pela brisa, saltitando pelo chão.

Poderia ser uma cena de O Bom, O Mau e o Vilão, mas é apenas mais uma bola de pelo, mais um dia, para quem partilha o apartamento com gatos. Tenho três, um dos quais arraçado de persa e com uma produção impressionante de pelo. Nesta altura, dá para ver o pelo a saltar sempre que ele espirra. Neste cenário tão comum para muitos de nós, desesperamos por um aspirador capaz de realmente manter a casa em condições. Um aspirador robótico parece a melhor solução, mas não é, porque os gatos não tendem a conformar-se ao piso térreo. Um aspirador com a polivalência e potência suficientes para limpar uma casa que se quer realmente limpa quando há pelo menos três patudos a lutar contra esse objetivo é algo difícil de encontrar.

É aqui que entra o Dyson V11 Absolute Extra. Um dos mais recentes equipamentos verticais que chega com o selo de qualidade e engenharia da Dyson, este aspirador carregado de extras quer simplesmente ser melhor que os concorrentes. A verdade é que é uma enorme mudança de vida para quem o utiliza e pode pagar o preço exigido. Uma vez pressionado o gatilho, tudo muda. Para sempre.

Dyson V11Absolute Extra, e três pilares da boa engenharia

Pilar 1: engenharia eficiente e funcional

O Dyson V11 continua a apostar numa tecnologia-chave do sucesso da Dyson, o seu motor Hyperdymium, uma solução engenhosa alternativa aos usuais motores de aspiradores com bobines de fios de cobre e consumo energético elevado. O motor Hyperdinium é, pelo contrário, um motor digital extremamente compacto e extremamente potente, graças à utilização de ímanes de neodímio muito mais eficientes do que tradicionais electro-ímanes, autorizando rotações na ordem das 125,000rpm, para um extraordinário poder de sucção, mas acima de tudo por uma relação potência/ruído superior ao que estamos habituados, sendo fácil perceber como este aspirador é significativamente mais silencioso que a maior parte dos seus concorrentes.

Este motor, que vem sendo melhorado nos últimos 10 anos, atingindo eficiências cada vez mais elevadas, está no centro dos aspiradores verticais da Dyson desde o V2. A Dyson tem refinado toda a integração do conjunto motor/pega, e no V11 coloca o motor diretamente acima do da pega que tem a bateria amovível na base. O filtro HEPA estende-se um pouco para trás da base, enquanto o depósito tem uma disposição longitudinal inaugurada no V10. É uma disposição que parece oferecer uma ergonomia muito mais atraente, com o centro de gravidade mais em torno da mão para o usarmos mais confortavelmente.

A este módulo, o V11 acrescenta um tubo de aspiração com pontos de encaixe para rápida colocação e remoção de acessórios. Basta pressionar uma patilha para soltar qualquer escova, enquanto cada uma se prende firmemente ao tubo com um simples clique.

Algo que notarão é que o Dyson traz consigo uma doca para o encaixarmos na parede. Ao contrário de outros modelos, no entanto, uma borracha na base da bateria é uma adição muito importante para o aspirador se manter simplesmente em pé encostado a qualquer parede.

Pilar 2: utilização polivalente

O Dyson V11 Absolute Extra oferece aos utilizadores uma capacidade de adaptação a todos os cantos da casa que é chave para o seu sucesso, mas também para uma habitação muito mais agradável, com um mínimo de esforço. Em segundos, sai uma escova e entra outra, e o Dyson está a chegar a um novo canto, a limpar outra superfície completamente diferente.

A mais destacada é a Torque motorizada com velocidade variável. Bastaria esta escova potentíssima para o Dyson ser um sucesso e estamos francamente viciados nela cá por casa porque faz realmente tudo, mas para aumentarmos a autonomia e para uma limpeza mais leve, a escova Fluffy é menos agressiva nos soalhos sensíveis, mais fácil de manobrar e mais silenciosa.

Temos ainda um tubo e uma escova dupla que se ajusta para expor ou recolher as cerdas, além de duas escovas úteis para aspirar os móveis. Na caixa é ainda fornecido um clip genial na sua simplicidade: ele agarra-se simplesmente ao tubo e permite ter duas escovas extras sempre connosco para uma mudança rápida.

Redifinir a limpeza profunda

Limpar o pó do chão e superfícies lisas no geral não é um desafio muito especial para um aspirador qualquer. Onde o Dyson realmente brilha é na aspiração de tecidos e superfícies alcatifadas ou atapetadas. Aqui, tira o máximo partido da cabeça torque que aumenta a velocidade de rotação logo que deteta alguma resistência por parte da superfície, “raspando” alguma sujidade mais difícil de captar”.

Se pensam que já sacudiram os tapetes o suficiente, se pensam que estão já impecáveis, deem-lhes uma passagem com o Dyson e com a cabeça Torque motorizada, e ficarão surpreendidos com o volume de pelos e poeira que se acumulam no depósito numa questão de minutos. As cerdas da escova fazem um trabalho impecável no varrimento dos filamentos de um tapete e agarram a maior parte da sujidade que lá se encontra, o poder de sucção do V11 fazendo o resto quanto á captação de poeiras entranhadas nas fibras. Um extra é que a rotação da escova volta a endireitar as cerdas dos tapetes, devolvendo-lhes o aspeto fofo pelo qual os quisemos no chão em primeiro lugar.

Para colchões, colchas e sofás, não recomendo tanto a cabeça torque, mas a escova própria para estas superfícies. A sua força é suficiente para arrancar costuras soltas, por isso eu recomendaria que testassem antes de usar. A verdade é que a primeira vez que aspirei por curiosidade uma manta lavada, o depósito encheu-se rapidamente de um emaranhado de partículas que não poderia imaginar que lá estivessem. Sobretudo, um pó extremamente fino que passaria despercebido, mas que depois explica bem porque acordamos mal das vias respiratórias.

Limpeza de rotina facilitada

Como os meus gatos acampam em cima de sofás e cama ao longo do dia, diariamente uma passagem de minutos do Dyson com esta pequena escova limpam todas as superfícies de forma impecável: acabaram-se os rolos adesivos para limpar as costas e almofadas do sofá. Dia sim, dia não, uma passagem do Dyson deixa a casa pronta para visitas inesperadas. A mudança é rápida e dá gosto ver.

E a questão é essa: com o V11 Absolute Extra é canja fazer uma limpeza de manutenção frequente. A minha casa não se mantém particularmente limpa com uma sessão semanal, por isso é mesmo importante aspirá-la pelo menos a meio da semana para manter um ar mais agradável.

O Dyson V11 Absolute Extra tem a vantagem de ser fácil simplesmente pegar nele e aspirar a casa de uma leva, com a sua modularidade a permitir aspirar não apenas o chão central, mas também os cantos e junto às paredes, onde a extensão do tubo faz toda a diferença. São 10-15 minutos de passear pela casa com o Dyson para voltar a repor alguma dignidade.

Entretanto, as escovas passivas encaixam diretamente no módulo do depósito e podemos usá-las para aspirar o mobiliário em geral, mas também os locais mais apertados. O V11 simplesmente facilita-nos a chegada a todos os locais mais recônditos quando a divisão da casa torna mais difícil manobrar, graças às cabeças basculantes e à leveza dos seus movimentos, com mudanças de direção amplamente facilitadas e movimentos globalmente leves que combatem a fadiga normal de uma aspiração.

Pilar 3: facilidade de manutenção

Por melhor que seja um equipamento, é a facilidade da sua manutenção que definirá a sua utilidade prática. Perguntem ao F-35.

Portanto, nenhuma tecnologia avançada e nenhum equipamento de luxo é realmente bom se depois for complicado, moroso e desencorajante fazer a sua manutenção, quer por esta ser desafiante, quer por esta ser envolvente.

Os aspiradores verticais facilmente caem para um lado em que a manutenção é uma complicação, ou praticamente não se faz, porque não há muito que manter por falta de funcionalidade. O modelo que utilizei nos últimos anos tinha inclusivamente um rolo mecanizado que ajudava a capturar detritos e a certa altura desisti de o usar porque qualquer obstáculo mais duro o fazia parar. Entretanto, acabava terrivelmente emaranhado de cabelos difíceis de libertar, algo que não vejo acontecer no Dyson, enquanto o depósito era uma complicação para remover e voltar a colocar no sítio. Depois, havia apenas um filtro para limpar, felizmente, porque o resto não é agradável.

O Dyson V11 Absolute Extra é muito mais complexo do que muitos outros aspiradores, graças à sua gama de acessórios, mas é surpreendentemente fácil de manter. O depósito desloca-se com um pouco de força ao longo de um veio que abre automaticamente a tampa para despejar o lixo e volta a colocar-se com apenas algum encorajamento. Uma pequena patilha sob o depósito permite soltá-lo por completo para despejar lixo emaranhado ou simplesmente para o limpar.

Tirar o depósito, por seu turno, expõe para manutenção fácil o tubo interno de aspiração e o filtro de metal principal, para podermos também limpar qualquer pó que aí se encontre. Como já aconteceu, por vezes algum lixo pode ficar preso no tubo e o V11 dá alguns solavancos de aviso e emite uma mensagem de obstrução.

A cobertura superior tem um filtro HEPA que se desmonta simplesmente desatarraxando a tampa, bastando passá-lo por água para o limpar. Ao fim de 24 está totalmente seco e pronto a voltar à ação. O filtro tem uma decoração simpática com uma torneira para indicar o seu modo de limpeza e é fácil ver quando precisa realmente de ser limpo, já que um filme de pó começa a depositar-se sobre os desenhos. Se não conseguem ver os desenhos, é altura de lavar o filtro.

Então sobram as escovas, que são sempre um problema. A Dyson inclui fechos com ranhuras pensadas para serem abertas com uma moeda, e isso permite pegar nas escovas fluffy e torque, mas também na escova de sofás e remover os rolos e outras peças para serem mantidos. Não podemos lavar sob água corrente a cabeça torque, atenção, mas soprá-la e lavar a escova amovível.

No entanto, a manutenção não é realmente muito frequente. Diria que passarão cinco minutos a fazer a limpeza geral de cada componente, e se o fizerem será fácil ter o aspirador sempre em condições. Uma manutenção completa mais espaçada pode ser feita de tempos a tempos em trinta minutos, com uma revisão completa de todas as peças para o V11 ficar como novo. Aconselho vivamente a monitorizarem o filtro superior HEPA, pois é esse filtro que retém as partículas mais pequenas para que não voltem para o ar e, sem se aperceberem, vai ficar cheio, com uma degradação da eficiência da filtragem, da aspiração e colocando – obviamente – em risco o motor. Por isso, olhem mesmo para este filtro de vez em quando, principalmente após uma aspiradela mais intensa a carpetes. Cinco minutos debaixo de água não fazem mal a ninguém.

Mas, pois então, a manutenção não é nada de especial. Como disse acima, as escovas surpreenderam-me ao não acumularem cabelos. Numa casa de gente de cabelo comprido, mais os patudos, todas as escovas que usamos até hoje tendem a ficar com um emaranhado de cabelos que exige um processo fastidioso de remoção. No caso do V11, apesar da Dyson não fazer disto um ponto de marketing, os cabelos têm pouca tendência a ficar presos, indo diretamente para o depósito, com o que raramente precisarão limpar as escovas.

Autonomia

Mais de uma hora, com variações. O Dyson V11 Absolute Extra é como qualquer pessoa num escritório: se conhecerem os seus limites, rende mais. Em modo automático, a Dyson dá-nos 60 minutos estimados, mas se o vosso principal problema forem partículas de pó e pelos na tijoleira, o modo Eco não só chega perfeitamente para agarrar toda a sujidade, como conseguem esticar a bateria para lá disso, facilmente chegando aos 80 minutos.

A escova fluffy é um must para conseguirem extrair esta autonomia máxima, porque francamente me parece a mais leve para o próprio motor de rotação. Por outro lado, se estiverem a aspirar carpetes com a cabeça torque, com o Dyson no máximo, pouco mais de 32 minutos é um valor mais expectável.

No final de contas, o Dyson V11 dá-me para aspirar de início ao fim um T2, com sofás, colchões e tapetes incluídos no pacote, sem falar de mesas e móveis que aspiro com as escovas passivas. Reparem que, de início, não conseguia fazê-lo. Há uma curva de aprendizagem na utilização do Dyson e na obtenção da sua autonomia máxima.

Conclusão: o aspirador que resolve problemas

Os aspiradores verticais resolvem-nos inúmeros problemas, sem deixarem de causar outros, claro. Com os seus inúmeros acessórios incluídos na embalagem, o Dyson V11 Extra começa por resolver o maior problema de muitos destes aspiradores, que é a falta de polivalência de muitos equipamentos pouco adaptados a cantos e locais apertados. Com as suas diversas escovas e extensores, o V11 é aquele aspirador vertical que vai atingir os pontos mais difíceis e escondidos. Ao contrário de um ou outro concorrente, o seu tubo não é dobrável, mas esse não me pareceu um tema.

O Dyson V11 Extra resolve depois outro problema de muitos aspiradores verticais que passa pela falta de potência destes equipamentos, por comparação com um aspirador de formato tradicional. O motor do V11 é, à data do seu lançamento, o mais potente que a Dyson já colocou no mercado e o poder de sucção é mais do que suficiente para conseguir captar e lidar com os grãos de areia dos gatos, um problema que sempre tive com outros aspiradores.

De problema resolvido em problema resolvido, a localização das saídas de ar do V11 significam que deixei de ter pó a esvoaçar enquanto aspiro. Este facto foi notório deste o início. Um aspirador normal – na verdade a maioria dos modelos – consegue ter ar a soprar para a mesma superfície que estamos a aspirar, lançando para o ar e para os nossos pulmões tudo aquilo que não aspira. O resultado? Aspiramos e passados minutos o pó assentou novamente. O V11 mantém a saída de ar bem no alto, mantendo o pó imperturbado até ser aspirado.

Finalmente, a maleabilidade e manobrabilidade do aspirador como um todo é extremamente positiva. Desde o Dyson V10 que a marca coloca o punho e a bateria abaixo do motor e depósito dispostos longitudinalmente, o que confere um equipamento muito mais equilibrado e menos pesado na frente, ajudando a evitar alguma fadiga dos pulsos, natural em aspiradores verticais. Manobrar depois as cabeças de aspiração é incrivelmente suave e conseguimos movimentos de 180º sem grande esforço. Pessoalmente, experimentando outros equipamentos concorrentes, o Dyson tem dos movimentos mais leves no mercado, permitindo-nos mudar de direção no ponto em que estamos.

A cereja no topo do bolo é que nem é particularmente ruidoso para tudo o que faz!

Então, o resultado final é um aspirador impecavelmente polivalente, com o qual passei a conseguir aspirar todas as superfícies da casa com um único equipamento e sem grande necessidades de cuidados pós-aspiração, como despejar depósitos de água ou encontrar um sítio onde o arrumar. A facilidade com que podemos fazer diariamente a manutenção dos pontos críticos da casa resolveu-me mais problemas do que pensava sequer ter e teve um impacto fenomenal na limpeza geral de uma casa com três gatos e duas pessoas que trabalham o dia todo, sem muito tempo de sobra. Há um custo a pagar por isto, e o preço do Dyson não está ao alcance de todos, mas fiz as contas, e um Dyson V11 Extra paga-se com 3 meses de alguém para ir limpar a nossa casa semanalmente e a verdade é que vão deixar de ter essa necessidade, o Dyson mais do que se pagando a ele próprio. Tudo isto faz do Dyson V11 Absolute Extra talvez o melhor aspirador vertical que encontrarão no mercado.

REVER GERAL
Pontuação global
10
Artigo anteriorO CyberDog da Xiaomi fascina-me tanto quanto me arrepia
Próximo artigoXiaomi Mi 11T trará processador MediaTek, ecrã de 120Hz
amar-gatos-detestar-po-reencontrar-a-qualidade-de-vida-com-o-dyson-v11-absolute-extraO Dyson V11 Absolute Extra é provavelmente o melhor aspirador vertical do mercado. E é-o pela sua polivalência, autonomia e eficiência dos acessórios. Num único aspirador fácil de utilizar e manter, a Dyson concentrou a capacidade para limparmos qualquer superfície da casa com um mínimo de esforço, mantendo a casa impecável ao logo das semanas. O Dyson V11 Absolute Extra é simplesmente um aspirador para qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui