A AMD lançou um novo processador gráfico, o Radeon Instinct. No entanto, este novo GPU n\ao está pensado para máquinas de jogos, mas sim para se conseguir máquinas de machine learning de alta performance. Este novo processador usa uma biblioteca de código fonte aberto, a MIOpen, especialmente para processadores gráficos. Com MIOpen e o Instinct, a AMD espera criar um ecossistema de código fonte aberto para os sistemas de machine learning.

Segundo o presidente e CEO da AMD, Dr. Lisa Su, este novo processador será o responsável pelo grande avanço que a tecnologia Machine Learning precisa, especialmente pelo software open source que lhe está associado.

Mas afinal o que faz o Radeon Instinct?

Tecnicamente, o Radeon Instinct é um processador gráfico extremamente poderoso, mas em vez de usar os seus teraflops para produzir gráficos de alta definição, ele é capaz de usar o seu poder de computação para construir redes neuronais que irão alimentar aplicações de machine learning, como é o caso dos sistemas que alimentam as casas inteligentes ou até mesmo os veículos autónomos.

Sistemas como os referidos, exigem uma capacidade de processamento bastante grande, sendo que os GPUs estão preparados para fornecer esse tipo de capacidade de processamento que uma rede neuronal precisa. Os processadores gráficos têm a capacidade de tratar os dados de uma maneira diferente que os processadores convencionais, o que faz com que seja possível poupar horas, dias ou até mesmo semanas no processamento de uma rede neuronal.

Esta diferença de processamento deve-se ao facto de os CPUs serem melhores a lidar com diferentes tipos de dados de cada vez, como é o caso das aplicações que usamos no nosso dia a dia (Word, Chrome, etc). Os GPUs, por outro lado, são optimizados para lidar com um tipo de código com diferentes tipos de dados, tudo em paralelo.

Com este novo processador, a AMD está a entrar num outro mercado que virá a ter muita importância no futuro, tendo assim hardware que será capaz de construir redes neuronais cada vez mais complexas. O novo Radeon Instinct deverá ser lançado já durante o próximo ano de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here