Uma nova família de malwares em Android terá infectado pelo menos um milhão de utilizadores. Este malware estava escondido em aplicações aparentemente inofensivas.

Seis leitores de QR de uma aplicação de bússola inteligente continham o código malicioso, que inicialmente não foi detectado pelas verificações de segurança da Google Play Store. Foram feitos downloads destas aplicações mais de 500 000 vezes até a Google detectar o problema e retirá-las da sua loja.

O malware, com o nome Andr / HiddnAd-AJ, foi descoberto por investigadores da SophosLabs, que publicaram um artigo sobre as suas descobertas na semana passada. O código fica inactivo nos dispositivos até seis horas após a instalação, quando depois começ a mostrar anúncios e notificações. O seu objectivo é gerar cliques nos anúncios e obter lucro.

O SophosLabs não forneceu os nomes das sete aplicações responsáveis. Se suspeitar que uma das suas aplicações contém o malware, tente reinstalá-la. Se puder, ficará claro que essa aplicação não se encontra infectada, uma vez que a Google removeu estas aplicações da Play Store.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui