Oppo: o nome é o de um dos grandes do mundo mobile, e certamente que a marca andou muito próxima do quase plágio do design da Apple. Agora a Oppo parece estar a fazer um esforço muito sério para se distanciar dos principais elementos do iPhone, e embora o Oppo F9 não consiga evitar algumas semelhanças muito gerais, é um smartphone refrescante depois da dança imparável do notch.

Os elementos estéticos são certamente algo que fala mais alto no Oppo F9. O dispositivo herda o novo notch em gota de água que o Oppo R17 lançou há menos de uma semana, e que é a abordagem mais genuinamente original desde o Essential Phone. Para o conseguir, a Oppo tomou algumas decisões de engenharia muito interessantes: primeiro, o auscultador foi deslocado para uma reentrância no próprio rebordo superior, enquanto o notch possui somente uma câmara frontal. O resultado é menos intrusivo que outras opções no mercado, não sendo demasiado profundo ou largo, ainda que alguns o possam considerar uma espécie de borbulha.

Na face traseira, os elementos estéticos continuam a mostrar um objectivo processo de pensamento, colocando as câmaras lado a lado, e não sobrepostas, e desenhando o leitor biométrico com uma forma alongada. Um rebordo cromado segue os contornos das câmaras e alonga-se até envolver o flash numa espécie de simulacro de metal líquido e os acabamentos deste painel traseiro são particularmente arrojados com padrões diamante ou cintilantes.

Tudo somado, um smartphone claramente vocacionado para um público juvenil.

O que recebes pelo teu dinheiro

O preço do Oppo F9 deverá rondar os €300, e em troca deste valor o dispositivo oferece-nos um moderno MediaTek P60 com 4GB ou 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. O ecrã é uma unidade de 6.3 polegadas com resolução FHD+ de 2340 x 1080 e proporções 19.5:9, para 90.8 de rácio de ecrã, um valor muito meritório.

No campo das câmaras, o Oppo F9 possui uma câmara de 16MP com abertura f/1.85 apoiada por uma secundária de 2MP para profundidade de campo. A câmara frontal, essa, parece ser o principal “foco” do dispositivo, já que oferece 25MP, perfeitamente apoiados pelas capacidades de inteligência artificial do P60.

Grande destaque do Oppo F9 vai, no entanto, para a bateria. O valor de 3500mAh já é relativamente generoso, mas através do carregamento VOOC a Oppo diz que consegue oferecer 2 horas de utilização com 5 minutos de carregamento. A Oppo destacou igualmente as implementações de segurança do VOOC, que incluem um carregador que reconhece dispositivos compatíveis, medidor de voltagem tanto no carregador quanto no dispositivo e um fusível de segurança para evitar sobrecargas em último caso.

Face ao seu segmento de mercado, o Oppo F9 faz naturalmente algumas concessões, possuindo apenas um porto MicroUSB, Bluetooth 4.2 e abdicando da tecnologia NFC, algo a que os smartphones Chineses não dão devida importância.

Se bem que o look do iPhone seja inescapável em 2018, é bom ver que a Oppo está genuinamente a tentar encontrar a sua própria interpretação destes elementos estilísticos. O Oppo Find X é o expoente máximo da originalidade neste ponto, mas o bem mais modesto F9 será muito mais acessível a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui