O analista da BMO Capital Markets, Tim Long, afirmou que a Apple assegurou 103.6% dos lucros da industria de smartphones no terceiro trimestre do ano 2016.

Esta é uma das maiores percentagens de lucros obtidos pela Apple nos anos mais recentes. No trimestre anterior a percentagem de lucros foi de 70%. No mesmo trimestre do ano passado foi de 90%.

Apple & Samsung

Apple

Parte do sucesso é devido ao recente lançamento do iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Mas, a principal razão deve-se ao facto de a grande rival da Apple nesta área – a Samsung – ver-se obrigada a recolher e descontinuar um dos seus Smartphones de top: o Samsung Galaxy Note 7.

Para quem não sabe, alguns modelos do smartphone da Samsung, possuíam defeitos que os levavam a pegar fogo.

Tipicamente, a Apple e a Samsung têm 100% dos lucros combinando os resultados de ambas as empresas.

Nesta área, a possibilidade de exceder os 100% de lucro deve-se à existência de empresas que têm lucros negativos.

Em termos de percentagem do mercado a Apple apenas possuem cerca de 12.5%.

A Apple é das poucas empresas que consegue lucrar com a venda de smartphones uma vez que vende o produto por valores muito superiores ao custo de produção. Estima-se que a margem da Apple por cada iPhone vendido esteja nas centenas de euros.

Mas não é tudo boas noticias para gigante tecnológica. No mês passado declarou que a venda de iPhones desceu em 5% e a receita desceu 13%.

Para piorar a situação a venda da linha de computadores também viu um decréscimo, e a venda de iPads está estagnada.

O erro cometido pela Samsung foi uma grande vantagem para a sua concorrente. Agora resta esperar para ver como tal acontecimento afectará a reputação da Samsung e como evoluirão as percentagens de lucros e de mercado nos próximos tempos, especialmente com as épocas festivas a aproximarem-se.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui