O nome “assistente virtual” não lhe deverá ser estranho, se tem vindo a acompanhar o nosso site e as noticias de tecnologia ao longo do tempo. Grandes marcas de smartphones começaram a implementá-las nos nossos equipamentos de forma a tornar a utilização dos mesmos mais simples e eficaz. Estamos claramente a falar da Siri ou até mesmo da Bixby. Mas as assistentes virtuais não se ficam por aqui, com a possibilidade de incluirmos uma no nosso dia a dia em casa, como é o caso da Alexa da Amazon. Algumas tarefas podem ficar mais simples, como por exemplo alterar a música ambiente. Agora a está na altura de chegarem também aos nossos carros, e foi isso mesmo que a Mercedes fez ao lançar o Ask Mercedes.

Os carros cada vez contam com mais tecnologia, com cada vez mais informação para o utilizador. No entanto, com tanto botão e ecrã novo, muitas vezes não sabemos o que eles fazem. Com a Ask Mercedes, esse tipo de dúvidas será passado, já que através de inteligência artificial e um chatbot com funções de realidade aumentada, esse tipo de questões será rapidamente esclarecido. Assim, perguntas como “como ligar o meu telemóvel ao meu Mercedes” ou “o que significa Sport+”, serão questões que podem ser colocadas através do nosso Smartphone ou até mesmo através da função de reconhecimento de voz, que rapidamente terão resposta.

No caso dos novos modelos Classe E e Classe S, a evolução é ainda maior, já que podemos utilizar a câmara do nosso telemóvel para pedir mais informações à Ask Mercedes. Basta apontar a câmara para o controlo ou ecrã sobre o qual queremos mais informação, que a Assistente Virtual irá dar-nos essa informação.

“Estamos a criar uma experiência personalizada de cliente que abrange muito mais do que apenas o veículo. Com serviços inovadores como o ‘Ask Mercedes’, estamos a expandir ainda mais o nosso ecossistema digital” – Britta Seeger

Ask-Mercedes-1

Chatbot para responder a todas as questões relacionadas com o veículo

Usando a aplicação Ask Mercedes, os clientes da marca alemã podem envolver-se num diálogo directo com a marca, obtendo assim uma resposta imediata às suas questões. Com capacidade para se adaptar a vários idiomas faladas e às questões colocadas de várias formas, é certo que a Ask Mercedes procura aqui ser uma referência para ligar ainda mais os clientes à marca. A questão “Como poderei conduzir de forma mais económica” será compreendida com a mesma facilidade como a questão “O que é o DYNAMIC SELECT”. Até questões sobre a própria marca Mercedes-Benz e a empresa Daimler serão respondidas.

Para desenvolver esta aplicação, a Mercedes meteu-se na estrada e foi até várias partes do mundo para falar com as partes interessadas: os seus clientes. Assim, foi possível recolher milhares de questões práticas sobre a utilização do veículo, assim como adaptar o conteúdo dos diferentes interesses e nível de conhecimento dos clientes. Para além das respostas em texto, a Ask Mercedes incorpora também uma série de imagens e vídeos de forma a conseguir explicar melhor as suas respostas. Também é possível encontrar ligações para o Manual do Proprietário e para o Youtube.

Ask Mercedes e a Realidade Aumentada

Como já dissemos anteriormente, no caso de alguns modelos mais recentes (o Classe E o ou Classe S), é possível conhecer ainda mais facilmente as funções do veículo através da realidade aumentada da aplicação. Isto significa que se direccionarmos o telemóvel para o tablier, volante ou consola central, irão surgir uns números sobrepostos nos controlos e ecrãs apresentados na imagem da câmara. Agora o utilizador pode carregar sobre esses números, sendo que a informação sobre o item será fornecida.

Lançamento e disponibilidade

A aplicação Ask Mercedes será lançada ainda este ano, mas não há informações acerca do mercado Português. O comunicado da Mercedes refere apenas que estará disponível em 2017 na versão inglesa na África do Sul e na Malásia, sendo ao mesmo tempo lançada nos Estados Unidos, ainda que neste último seja uma versão com funções limitadas de realidade aumentada. Para 2018 está previsto o lançamento da aplicação na Índia e em Hong Kong, sendo que durante o mesmo ano irá surgir uma versão em Alemão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here