Hoje é o dia de vos apresentar o Asus AiO Pro Z240IEGT, um computador all-in-one que consegue conjugar um desempenho sólido e um design irrepreensível numa única máquina. Num mundo em que o mercado dos computadores de secretária parece estar cada vez mais parado, a Asus tem vindo a apresentar argumentos sólidos para conseguir começar a inverter esta tendência. Afinal de contas, este Asus consegue ser uma excelente máquina de jogos e trabalho, garantindo ainda um excelente design que ficará bem em qualquer escritório.

Um design excelente

Asus-Z240IE7

Antes de começar a debitar números acerca das especificações fantásticas deste Asus AiO Pro, é obrigatório falar do excelente design deste computador. Claramente a competir com o iMac da Apple, a Asus teve que se esforçar bastante, e o resultado disso é uma máquina como a que tivemos oportunidade de testar.

O Asus AiO Pro Z240IEGT conta com um corpo bastante fino, feito essencialmente de vidro e alumínio. Na parte da frente, o ecrã conta com uma moldura grossa em preto, enquanto que atrás o computador assume uma forma mais curva (de forma a reter todo o hardware), toda ela feita numa única peça de alumínio. Para manter o all-in-one de 23 polegadas no ar, um suporte em L bastante sólido e também em alumínio escovado.

A nível de dimensões, este conta com 585 x 434 x 52 cm e um peso a rondar os 7,3Kg, consideravelmente mais leve que os seus grandes concorrentes, como é o caso do Apple iMac e o Lenovo IdeaCentre AIO 700.

Ligações

Asus-Z240IE4

Todas as ligações estão colocadas na parte de trás do corpo deste all-in-one. A verdade é que (infelizmente) não é fácil de aceder a todas estas ligações. É garantido que irá sofrer sempre que quiser ligar uma PEN USB, mesmo que a regulação do ângulo de ecrã permita alguma margem de manobra. No entanto, este é um mal necessário quando falamos de um all-in-one que, ainda para mais, tenta ter um design tão bem conseguido como este.

Este Asus AiO Pro Z240IEGT encontra-se bastante bem equipado a nível de ligações, sendo que é possível usufruir de duas portas HDMI (uma para entrada e outra para saída), 4 portas USB 3.1, uma porta USB 2.0 e uma porta USB 3.1 Type-C. Para além disso, contamos com as tradicionais ligações RJ45, uma entrada para microfone e outra para fones.

Asus-Z240IE8

Para além de tudo isto, é possível ainda encontrar na parte de trás um leitor para cartões SD, a ligação para a fonte de alimentação e também uma slot de bloqueio Kensington.

De todas as ligações disponíveis, é de realçar a entrada HDMI que permite utilizar o Asus AiO Pro Z240IEGT como um monitor externo para outro computador ou até mesmo para servir de televisão 4K. Afinal de contas, apesar de ter um hardware bastante poderoso (como iremos ver mais à frente), também este Asus irá ficar desactualizado dentro de uns tempos, mal de todos os computadores, ainda para mais no que diz respeito a all-in-ones. Assim, sempre poderemos continuar a dar-lhe utilidade, mesmo quando o hardware no seu interior já for obsoleto.

Um grande ecrã, em todos os sentidos.

O Asus AiO Pro Z240IEGT conta com um ecrã táctil (com capacidade para reconhecer até 10 dedos) de 23,8 polegadas e uma resolução de 3840×2160 pixels. O ecrã é IPS, o que oferece excelentes ângulos de visualização, algo bastante importante quando se tem um grupo de pessoas em volta do computador e se procura partilhar o trabalho. Para aqueles que são mais preguiçosos e preferem o lazer ao trabalho, então fiquem a saber que o mesmo se aplica para quando estiverem a mostrar os vossos vídeos de fim de semana aos vossos amigos.

Asus-Z240IE11

Para visualização de vídeos, o ecrã também não desilude, muito pelo contrário. A excelente qualidade de imagem é perceptível quando estamos a ver alguns filmes, com as cores a serem bem vivas e a imagem a apresentar-se sempre sem arrasto, mesmo nas transições mais rápidas, o que prova uma boa taxa de refresh.

No que diz respeito a brilho de ecrã, este Asus não consegue chegar aos valores do seu rível iMac, mas ainda assim está com uns valores interessantes quando comparado com outros equipamentos do segmento. Na verdade, o brilho de 247nits é bastante suficiente para o dia a dia de trabalho e, se é dos que costuma trabalhar mais ao final do dia, até vai ter que recorrer à regulação de ecrã para reduzir a mesma ao máximo.

Acessórios

A unidade que tivemos oportunidade de testar, fez-se acompanhar de um teclado e rato sem fios que partilham o mesmo conector USB (e assim se arranja utilidade para a única porta USB 2.0). Este conector é bastante pequeno (o que já é habitual nos dias de hoje) e poderá estar sempre ligado no all-in-one, mesmo quando o queremos transportar para qualquer lado.

O teclado segue uma linha de design também ela bastante simples. Um teclado fino, com teclas muito parecidas às que podemos encontrar nos portáteis da marca. O acabamento também é na mesma cor do computador, o que acaba por contribuir bastante para a harmonia ao nível do design de todo o conjunto. Para os amantes do teclado numérico, boas notícias: este teclado é para vocês.

O rato é bastante simples, demasiado até. Sem nada de novo, é apenas um rato laser, com os típicos botões de lado esquerdo, direito e scroll.

Som magnífico para acompanhar uma excelente imagem

Asus-Z240IE2

Se antes falei na excelente qualidade de imagem que nos permite desfrutar ao máximo dos nossos filmes, então também temos aqui que falar um pouco sobre o som. Quatro altifalantes Harman Kardon e dois woofers internos são os responsáveis pelo excelente som que sai de dentro deste Asus All-in-One. O som é bastante alto e claro, o suficiente para chatear os nossos vizinhos. Não podemos é deixar de referir alguma distorção de som em algumas músicas mais exigentes para as colunas, isto sempre em volumes mais altos claro.

Agora sim, os números do Asus AiO Pro Z240IEGT

Agora que já falamos de design, imagem, som e ligações, está na hora de falar de números do hardware que equipa este computador All-in-One. E este Asus AiO Pro Z240IEGT apresenta uma performance muito capaz na maior parte dos pontos, muito graças ao excelente hardware que o compõe: processador Intel Core i7-7700T, 32Gb de RAM e um armazenamento combinado de 1Tb com 512Gb de disco SSD, irão garantir que este será um computador para aguentar durante vários anos sem a preocupação de fazer algum upgrade nos próximos tempos.

Asus-Z240IE7

Podíamos estar para aqui a despejar números de benchmark, resultados de avaliações ao hardware, mas a verdade é que o que conta é a experiência na utilização do dia a dia. E com este hardware, pode-se dizer que podemos usar e abusar do que quisermos correr, que o computador vai aguentar-se bem. A título de exemplo, podemos perfeitamente estar a correr acções diversas no photoshop, enquanto estamos a fazer render de um vídeo, e isto tudo sem ter a preocupação de fechar o Chrome que está a ocupar memória que nunca mais acaba. no meio disto tudo, o computador manteve-se sempre fluído e sem qualquer tipo de problemas de utilização.

A combinação de armazenamento constituída por um disco rígido com bastante espaço, mais um SSD, fazem com que este Asus AiO seja bastante eficiente na leitura e escrita a partir do disco, tornando assim as transferências de ficheiros bastante rápidas.

Jogos e Gráficos

Este é um capítulo bastante importante para os amantes dos jogos. Afinal de contas, os AiO nunca são muito bem vistos pelos mundo dos gamers, mas será que este Asus AiO Pro Z240IEGT consegue mudar a sua opinião?

A resposta é: dificilmente. Apesar de estarmos na presença de uma máquina que conta com uma placa gráfica Nvidia GeForce GTX 1050 com 4GB de memória dedicados, nota-se claramente que este AiO não foi construído como uma máquina de jogos. A prova disso, é a grande dificuldade que esta máquina tem em produzir fps que se considerem adequados para os jogos mais recentes.

Para jogos mais antigos, já se conseguem resultados mais adequados, mas sempre apostando na resolução FullHD e ignorando a resolução 4K.

Software – o famoso bloatware também nos computadores

Asus-Z240IE1

Já é sabido que podemos encontrar muito bloatware nos smartphones da Asus (como é possível ver nesta análise ao Zenfone 3). Agora, também é possível encontrar este problema nos computadores. No entanto, isto não é um problema apenas da Asus, sendo que muitas outras marcas já começaram a fazer o mesmo.

A título de exemplo, é possível encontrar as seguintes aplicações já instaladas, logo no arranque: Candy Crush Soda Saga, Minecrafh, Neftlix, etc. Para além disso, é possível encontrar uma versão de teste do Microsoft Office já instalada, assim como uma série de aplicações proprietárias como o Asus WebStorage e o Asus ZenLink para ofertas de armazenamento na cloud (no caso da primeira) e aplicações de integração com os smartphones da marca (no caso da segunda).

Um design e um desempenho forte, são a chave para a venda

O Asus AiO Pro Z240IEGT é um All-in-One bastante atraente, capaz de ser encaixado em vários ambientes, quer seja numa sala, num escritório ou até mesmo num quarto. Conta com um hardware capaz de oferecer um grande desempenho, assim como um ecrã muito bom. O facto de contar com algumas conectividades extra (caso da ligação Type-C e entrada HDMI), fazem com que este computador possa ter utilização mesmo que um dia o seu hardware passe a ser considerado como desactualizado.

À partida, pode-nos parecer que este Asus conta com um preço um pouco exagerado (preços acima de 1700€, mesmo em conjugações de hardware mais baixas), no entanto convém ter em conta que este concorre com computadores muito mais caros, como é o caso do Apple iMac, não lhe ficando em nada atrás.

No final, este é um excelente computador para o dia a dia de trabalho e também para o lazer. Peca por não ter um melhor desempenho a nível de jogos, mas também convém salientar que não foi feito com esse propósito. Este é um computador mais vocacionado para trabalho e para lazer (na parte multimédia), oferecendo uma combinação muito boa de flexibilidade e desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui