Os ecrãs flexíveis são ainda uma novidade nos smartphones, e uma absoluta raridade nos computadores, mas com o seu ZenBook 17 Fold, revelado hoje na CES de Las Vegas, a Asus começa a montar um excelente caso pela utilização destes ecrãs polivalentes. Com o ZenBook 17 Fold, a Asus não quis limitar-se a colocar um ecrã flexível num computador, mas apresentou diversos cenários e as suas vantagens.

Assim, primariamente, o ZenBook 17 Fold é um ultraportátil leve e transportável que se fecha e sobre si mesmo como qualquer portátil. Ao o abrirmos, passamos a ter um ecrã em “L” que pode ser usado de diversas formas: ou como um ecrã duplo, ou com a parte inferior a servir para teclar, mas de uma forma engenhosa a Asus concebeu um teclado “tradicional” que se fixa magneticamente a uma das metades, para podermos usufruir de uma experiência de escrita muito mais otimizada, como vemos na imagem seguinte:

Ora, precisamente porque este teclado tem fixação magnética e funciona por Bluetooth, o ZenBook 17 Fold pode abrir-se por completo e ser usado como um AiO, passando o utilizador a dispor de um ecrã que combina duas metades de 12.5 polegadas para um total de 17 polegadas em modo destkop, necessitando apenas de acrescentar um rato se não forem adeptos do touchpad.

E de outra forma, sem teclado, podem sempre usá-lo como um enorme tablet Windows de 17 polegadas.

Que especificações temos então a bordo para este tremendo equipamento?

A Asus não revelou os detalhes técnicos mais finos do ZenBook 17 Fold. Do ecrã, já sabemos: é um OLED flexível de 17″ com resolução 2560×1920 e tem também validação PANTONE com uma impressionante capacidad de representação de cores e contrastes, atestado também pelo Dolby Vision HDR e cobertura de 100% do espaço de cor DCI-P3.

Sabemos igualmente que conta com uma uma câmara HD IR para autenticação e a sua utilização com o Intel Visual Sensing Controller permite por exemplo detetar a presença do utilizador.

O restante hardware é mais misterioso, mas a Asus já levantou o véu sobre a presença de processadores Intel Core i7 da série U de 12º geração, gráficos Iris Xe e portas USB-C Thunderbolt 4. A parceria com a Intel significa que este equipamento será parte da plataforma Intel Evo, e há ainda a destacar a bateria de 75Wh, que parece neste momento muito generosa.

O Asus ZenBook 17 Fold estará disponível em meados de 2022, mas ainda sem confirmação do preço de mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui