Este ano, o MWC viu o lançamento de muitos smartphones interessantes, mas a Asus certamente tentou (e conseguiu surpreender) com uma oficialização antecipada da família ZenFone 5, onde o ZenFone 5Z é certamente o seu mais ambicioso equipamento de sempre, apostando em todas as grandes tendências modernas e juntando-lhe hardware colossal. Depois de uma linha ZenFone 4 capaz, mas conservadora, a linha ZenFone 5 devolve à Asus o vanguardismo no mobile. Notch incluído.

 

Design

Será que alguma vez deixaremos de ter esta relação amor-ódio com o notch? O notch é a solução para um problema: como aumentar o ecrã até aos limites sem sacrificar os sensores frontais?

A Asus escolheu o caminho do notch, com um ecrã de 6.2 polegadas FHD+ em formato 19:9 (contando com o espaço onde figurarão as notificações. Fora o notch, há apenas um pequeno rebordo na base. Entretanto, a face traseira mostra um módulo fotográfico vertical encostado à esquerda para maior conforto em modo paisagem, com o leitor de impressões digitais ao centro. O acabamento é tipicamente Asus, com as linhas concêntricas sob o vidro, gerando jogos de luz muito interessantes.

Ainda estamos à espera de ver do que este ecrã será capaz, mas inclui Auto Color Temperature, o que é o mesmo que dizer que estreia no Android um ecrã que adapta a temperatura da cor ao ambiente em que nos encontramos. 

Hardware

Caros senhores, a Asus deixou-se de brincadeiras. Em pleno 2018, a Asus agarrou o Snapdragon 845 e anunciou o ZenFone 5Z com ele a bordo ao mesmo tempo que as suas principais concorrentes, enquanto em anos anteriores o fez mais tarde. A Asus quis e conseguiu fazer um tour de force: o Snapdragon faz-se acompanhar de até 8GB de RAM com 256GB de armazenamento interno.

A Asus destaca especificamente a plataforma Artificial Intelligente Engine (AIE) de inteligência artificial que o Snapdragon 845 inclui, e que passa por diversas optimizações, por exemplo para a bateria e tarefas específicas, como seja a performance melhorada dos jogos. Por seu turno, isto deverá aumentar a autonomia e vida útil da bateria de 3,300mAh.

Aquilo que não encontraremos é um jack áudio, a Asus tendo abraçado a USB-C como áudio out. No entanto a Asus não deixou os audiófilos à chuva, equipando o Asus ZenFone 5Z com dois altifalantes estéreo com cinco ímanes e um amplificador para cada um. A Asus reclama aqui menos distorção nas baixas frequências e uma melhoria significativa face a anteriores equipamentos. Estaremos para ver então o que valem estes amplificadores, certo?

Todas as apostas colocadas na fotografia

Cada vez mais, a Asus foca-se na fotografia, e o Asus ZenFone 5Z oferece-nos uma câmara principal de 12MP com abertura f/1.8, emparelhada com uma câmara de 8MP com ângulo de visão de 120º. Entretanto, à frente a câmara selfie é também de 8MP.

Convém destacar que a câmara principal de 12MP aposta em pixéis de grandes dimensões, 1,4 micrómetros, o que será muito salutar em condições de baixa luminosidade em combinação com a ampla abertura. A inteligência artificial a bordo (AI Photo) deverá aprender o modo como editamos as fotos para integrar essa aprendizagem nos parâmetros de fotos futuras. Entretanto, o modo de retrato inclui desfoque de fundo, também possível graças à IA.

E o preço é…

Wait for it… épico!

Não sabemos ainda prazos concretos ou valores para Portugal, mas a versão base do Asus ZenFone 5Z começará nos $499. Isso é para a versão com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, mas ainda assim será o mais barato smartphone com Snapdragon 845 no mercado.

Para tudo o que oferece, este preço é simplesmente demolidor. Eu e vocês sabemos que as taxas e os impostos conseguirão arruinar a festa, mas ainda assim estou impressionado e vocês também podem estar.

No papel, o Asus ZenFone 5Z é o mais radical Asus desde que a marca deixou para trás os processadores Intel na transição para família ZenFone 3. Com o lançamento do ZenFone 5Z a Asus mostra que consegue criar um flagship sem restrições.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui