Eis chegado o dia em que meses e meses de rumores se concretizam e cristalizam no anúncio oficial do assistente virtual Bixby, com o que a Samsung se junta ao clube selecto de nomes com assistentes virtuais, incluindo Amazon, Microsoft, Google e Apple.

Uma novidade do Bixby é aquilo a que a Samsung chama se tolerância cognitiva, uma função através da qual o Bixby poderá requerer mais informações por parte do utilizador, à medida que procura a acção mais adequada ao pedido inicial.

Outra questão pertinente é que o Bixby estará preparado para aceitar praticamente todas as acções de qualquer app compatível via ecrã e toques físicos. A Samsung opõe esta abordagem à mais tradicional dos assistentes virtuais com comandos de voz que possuem apenas alguns comandos possíveis activos.

Isto significará que o Bixby terá uma acção mais contextual face à app aberta e o utilizador poderá determinar em cada momento se a interacção vocal é mais adequada ou não, face à inserção de comandos via toque no ecrã.

Em última instância, a Samsung quer remover todas as barreiras entre utilizador e assistente virtual, tornando possível a activação do assistente virtual em qualquer momento, mesmo com ecrã bloqueado, via o botão dedicado com que será equipado o Samsung Galaxy S8.

A ideia da Samsung é reduzir a confusão que pode gerar nos utilizadores a adopção de um novo sistema de interacção com o telemóvel, mas também tornar o Bixby mais abrangente que a concorrência.

Assim, aquando do lançamento do Galaxy S8, diversas apps já estarão perfeitamente integradas com o Bixby e, mais tarde, a Samsung espera disponibilizar um kit de desenvolvimento de novas apps, para aumentar a sua integração no Bisxby.

Mas os smartphones são apenas o início, e o Bixby irá alargar-se a outros dispositivos electrónicos da Samsung, incluindo televisões ou o sistema de ar condicionado lá de casa.

1 COMENTÁRIO

  1. […] O Bixby caracteriza-se por uma acção contextual, ou seja, existe uma integração profunda entre algumas apps e o assistente, permitindo que este forneça respostas mais rápidas em função da app em utilização ou solicitada. Mais tarde, a Samsung lançará inclusivamente um SDK para quem quiser desenvolver nas suas apps uma maior integração com o assistente virtual. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui