Podem as apps mudar o mundo para melhor, e podem os jovens ser o motor desse objetivo? A iniciativa Apps For Good pensa que sim, e agora o BNP Paribas quer usar os melhores exemplos para inspirar o melhor dos seus próprios colaboradores, convidando quatro equipas participantes na Apps For Good para participarem nas Junior Talks, organizadas por esta grande instituição financeira.

Do comunicado de imprensa:

Quatro equipas de jovens que participaram no Apps for Good, programa que pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolver programas sociais, vão participar nas Junior Talks organizadas pelo BNP Paribas, com o objetivo de inspirar os colaboradores do banco. Este é apenas um exemplo de eventos que os parceiros do programa Apps for Good lançam aos alunos, permitindo-lhes uma maior aproximação ao mundo empresarial e à economia real.

As equipas que criaram as aplicações ‘Color You’, dos Pupilos do Exército e que venceu o Prémio 1ª Melhor App do Secundário da edição deste ano do Apps for Good; ‘Johny Aprende’ e ‘EcoA’, ambas dos Salesianos do Estoril; e a ‘1936’ da Escola Secundária Quinta do Marquês, vencedora da edição anterior do Apps for Good, vão estar presentes nas Junior Talks agendado para a próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, a partir das 15h30 na sede do BNP Paribas situada no Colombo.

No âmbito do Dynamite Festival, organizado pelo BNP Paribas e que vai decorrer durante a próxima semana, as quatro equipas de jovens que participaram na competição Apps for Good vão ter a oportunidade de inspirarem os colaboradores do banco com histórias motivacionais. Com o espírito de uma TED Talk, os jovens vão não só contar a experiência de criar uma aplicação durante o ano letivo, mas também partilhar a conjugação da sua vida pessoal com o seu percurso no Apps for Good, como é que olham para a escola, entre outros temas.

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.

No final do programa, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções.

Inscrições para a 6ª Edição do Apps for Good aqui: http://www.cdi.org.pt/6-edicao-afg-inscricoes/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here