Se estás atento à Tek Genius sabes que julgo que o BQ Aquaris X é um smartphone apaixonante. Mas agora temos na redacção o BQ Aquaris X Pro e fiquei francamente confuso: qual dos dois compraria?

E tu? Qual seria o Aquaris X para ti? As duas versões divergem em diversas especificações e possuem €80 de diferencial de preço. Se estás a pensar se vale a pena percorrer esse caminho extra, vamos ajudar-te a reflectir qual é o Aquaris X que queres.

  • Se o estilo e a qualidade dos materiais importam

Então aqui vais querer mesmo o Aquaris X Pro.

Vamos por partes: os dois dispositivos possuem as mesmas dimensões, o mesmo design e disposição dos componentes, pelo que à primeira vista são indistintos.

Mas o BQ Aquaris X, por mais bonito e elegante que seja, possui painel traseiro em plástico. Como a Nokia mostrou e a BQ continua a mostrar, os smartphones email plástico podem ser sólidos, bem acabados, elegantes. É isso que o Aquaris X é: o painel é rígido e sem distorções, mas algo propenso a marcas das mãos.

Chegas ao BQ Aquaris X Pro e o painel de vidro tem aquele toque fresco e suave do vidro. Perguntem-me em qualquer altura e direi que o metal é bom, mas o vidro é o material nobre nos smartphones.

Apesar da superfície não ser texturizada como no Honor 8, os reflexos continuam lá e o dispositivo tem excelente toque. O facto de termos vidro de ambos os lados também ajuda a criar maior simetria estilística.

Se a estética é uma preocupação, o BQ Aquaris X Pro é mesmo o equipamento de prestígio para ti.

  • A melhor câmara

É mesmo a do Aquaris X Pro.

Quando a nossa análise ao BQ Aquaris X for publicada, descobrirás que temos muito de positivo para dizer sobre a câmara: as fotos são muito boas, com excelente detalhe, e a app é bastante completa e intuitiva.

Não há muito que se possa dizer de mal sobre a câmara do Aquaris X, mas podemos dizer de olhos fechados que a do Aquaris X Pro é simplesmente melhor em diversas circunstâncias.

O Aquaris X recorre a um Sony IMX298 de 16MP com foco por detecção de fases e abertura f/2.0, além de pixéis de 1.12 micrómetros. É uma excelente câmara globalmente.

Por comparação, o Samsung S5K2L7SX de 12MP do BQ Aquaris X Pro possui tecnologia Dual Pixel, pixéis de 1.4 micrómetros e abertura f/1.8. A diferença para melhor não é na resolução, mas numa questão prática: a tecnologia Dual Pixel e a abertura maior permitem ao Aquaris X Pro focar mais depressa e captar cerca de 30% mais de luz.

Os pixéis maiores permitirão por seu turno a reunião de mais fotões sem saturação dos poços e consequente contaminação dos pixéis adjacentes. Mais importante, quanto maior a capacidade do sensor de recolher fotões, mais difícil é queimar uma fotografia.
Muito técnico?

Em baixa luminosidade, esta captação extra significa que podemos utilizar exposições mais curtas para congelar movimentos, obter fotos com menos grão, ou simplesmente imagens mais luminosas. Mas a luz extra que entra no sensor também permite ao sistema de foco trabalhar melhor, já que distinguirá melhor as delimitações dos objectos.

  • Se és amante da potência pura

Qualquer um dos dois Aquaris X será um bólide nas tuas mãos. O Snapdragon 626 é ainda um chip moderno cuja litografia de 14nm oferece uma excelente relação performance/consumo face à maior parte da concorrência.
Corremos N.O.V.A. sem problemas e Gear Club de modo extremamente satisfatório, pelo que não vais ficar apeado e conseguirás puxar a sério por qualquer uma das versões do Aquaris X. Qualquer um dos dois corre o Android muito suavemente e só nas apps mais pesadas percebemos que estes são dispositivos de gama média.

O BQ Aquaris X Pro tem vantagens para quem precisa mesmo de ter dois cartões SIM, já que oferece opções de 64GB e 128GB de armazenamento interno, capacidade que será bem-vinda, já que não iremos dispor de possibilidade de expansão.

Claro que, para muitos, os 24GB disponíveis para o utilizador no BQ Aquaris X Pro serão mais do que suficientes para os seus consumos de multimédia, tanto que existem opções de armazenamento na nuvem que libertam espaço no telemóvel.

Já a RAM é uma história diferente: o BQ Aquaris X Pro oferece 4GB de RAM que poderão ser muito importantes para quem precisa de manter diversas aplicações a funcionar em paralelo sem perda de dados. És um multitasker intenso?

  • Gémeos em tudo o resto

BQ Aquaris X e BQ Aquaris X Pro partilham um elevado grau de comunidade. Frequentemente, as marcas castram demasiado os modelos dentro da mesma família, mas no caso destes dois dispositivos da BQ temos o mesmo chip, o mesmo ecrã, os mesmos codecs de áudio e sensores, pelo que a poupança de 80€ não deixará ninguém com um smartphone pouco performante.

O que a BQ fez aqui foi criar dois dispositivos que se distinguem mais por capacidades diferentes do que por funcionalidades a mais ou a menos e essa é uma excelente abordagem, porque garante que o consumidor recebe sempre um dispositivo cheio de capacidades.

No geral, ambos os dispositivos mostram excelentes prestações e o QuickCharge 3.0 é uma brisa para pôr a bateria a bombar: meia carga em trinta minutos é obra!

E então, qual parece ser o BQ Aquaris X para ti?

DEIXE UMA RESPOSTA