A BQ é uma marca que leva as actualizações muito a sério, e é por isso que nos dá gosto oferecer aos nossos leitores um BQ Aquaris X2. A propósito, já concorreram? A verdade é que temos tentado manter este equipamento em movimento e recebemos agora a actualização para o Android Pie, sendo este um dispositivo de um grupo ainda restrito a receber a nova versão do sistema operativo Android. E com bastantes novidades.

A actualização, que tem mais de 1GB, instala-se rapidamente, bastando alguns minutos para estar concluída, o que atesta bem a genica deste dispositivo. Uma vez instalada, nota-se logo uma grande diferença a nível gráfico, com novos painéis de notificações e grafismo mais colorido, para uma separação bem mais clara de todas as especificações que podemos querer analisar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E existem também novas funcionalidades, a começar pela navegação por gestos. A opção encontra-se, justamente, nas Definições > Sistema > Gestos, e chama-se apenas “Deslizar rapidamente para cima no botão página inicial”. Claramente a BQ não perdeu muito tempo a pensar num nome sonante para esta função e ainda não é perfeita, mas é bastante interessante.

Desde logo, um pequeno deslizar a partir desta tecla abre um primeiro painel de aplicações recentes, mas se continuarmos o deslizar, abre-nos o painel das apps completas.

À esquerda temos o triângulo de “página anterior”, se lhe podemos chamar isso, e deslizar para a direita ou esquerda a partir deste símbolo permite navegar muito rapidamente entre as apps recentes. Um simples toque na barra Home, entretanto, leva-nos para o ecrã principal.

Tudo é muito mais rápido, mas preferia apenas que o grafismo desta nova tecla página inicial não ocupasse o ecrã.

Outra novidade é o bem-estar digital do Android Pie, uma app que permite controlar o tempo utilizado em cada app, podendo o utilizador definir tempos de utilização máximos diários por app, ficando estas em pausa após o limite atingido. Por defeito, a app encontra-se nas Definições, mas está lá a opção para o ícone aparecer na lista de aplicações, para um acesso mais rápido.

Uma outra alteração bem visível é na bateria, onde entra em acção a bateria adaptativa. Esta funcionalidade analisa o modo como utilizamos as apps e permite à bateria uma maior autonomia ao colocar em baixa prioridade apps que utilizemos menos. Por exemplo, aquele jogo que insiste em enviar notificações, mas que não utilizamos há vários dias, passa a poder gastar menos bateria para insistir connosco.

Se ainda não receberam esta actualização, irão recebê-la em breve. Até lá, não se esqueçam de concorrer a um BQ Aquaris X2 novo em folha!

Passatempo: ganha um excelente BQ Aquaris X2

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here