Já lá vão alguns anos desde que a BQ disponibilizou um equipamento Android One. Amplamente experimentalista e focada nas sinergias, a BQ incluía o projecto Android One nas suas parcerias que incluíram igualmente equipamentos com Cyanogen. Mas os tempos mudam e a BQ relançará muito brevemente a sua participação no projecto Android One com os que poderão ser os seus mais completos e ambiciosos equipamentos de gama média até agora: os BQ Aquaris X2 e BQ Aquaris X2 Pro.

Recentemente, o programa Android One recebeu um forte impulso e renovação, com a entrada de marcas como a Xiaomi, HTC e Motorola, todas com equipamentos muito destacados. De momento ainda não podemos confirmar os dados técnicos dos futuros BQ Aquaris X2 e X2 Pro, mas os dois irmãos ibéricos deixam-nos com apontamentos muito interessantes que os colocarão na dianteira do Android One.

Desde logo, a única imagem disponível mostra que o BQ Aquaris X2 pro possuirá duas câmaras num alinhamento vertical não distante do visto no iPhone X. Aqui a BQ não foge à norma: esta será a disposição das câmaras para 2018 e, não obstante as semelhanças, o que importará aqui é a vertente prática. Afinal, assim dispostas, as câmaras deslocam-se para fora do obstáculo dos dedos durante fotografia em modo paisagem.

Na frente a BQ aposta claramente num ecrã 18:9 que adivinhamos ser FHD+. Os rebordos parecem-me os mais finos que jamais vimos num BQ e é bom ver que a marca parece continuar a apostar nas teclas capacitativas na base do ecrã. No seu todo, o equipamento retoma muito do look do Aquaris X, e parece construído numa mistura de metal e vidro ou metal altamente polido, com o painel posterior de laterais arredondadas.

Outros pormenores são mais difíceis de ver, mas significativos. Não conseguimos – por exemplo – ver o jack áudio. Entretanto é óbvia a câmara frontal com o que poderá ser o tradicional LED de notificações/flash, algo que não falta num BQ.

Android One, Android limpo

A BQ sempre apostou muito numa versão do Android com poucas alterações. A mais notável tem sido a sua app fotográfica que se encontra entre as melhores do mercado pelas suas funcionalidades extras.

Com o Android One, os BQ Aquaris X2 e Aquaris X2 Pro renovam essa aposta numa experiência Android polida e optimizada, com as principais apps Google a bordo, e comprometem-se com actualizações durante dois anos e patches de segurança durante pelo menos três anos. São períodos interessantes que não chegam a todos os smartphones.

A BQ não o diz, mas ao serem lançados com Android Oreo, ambos os Aquaris serão compatíveis (quase certamente) com o Project Treble, que em muito facilitará a actualização constante destes equipamentos.

Pode a BQ competir na arena Android One?

A BQ tem muito esforço pela frente, já que a concorrência neste campo se intensificou. Existem inúmeras variáveis a levar em conta num hardware que ainda não conhecemos. Com o preço certo e os componentes adequados, os novos Aquaris X2 e X2 Pro podem ser extremamente concorrenciais.

Para já, o design parece irrepreensível, e solidamente moderno. Não que nos surpreenda, já que os originais X se encontravam já entre os mais bonitos dispositivos no mercado. Claro que o suporte prometido irá certamente contar: cada vez mais os consumidores se interessam pelas actualizações atempadas dos seus dispositivos, um ponto onde muitas marcas ainda dão passos erráticos.

Fiquem atentos para mais novidades, porque em breve revelaremos todas as características dos BQ Aquaris X2 e BQ Aquaris X2 Pro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui