Desde o seu nascimento, a fotografia tem estado nos principais momentos da história da humanidade. Tragédias e triunfos têm sido imortalizados com os olhares daqueles fotógrafos que souberam estar no momento certo face ao perigo.

A Canon tem sido a mais destacada patrocinadora do World Press Photo, e patrocina mais uma vez a edição de 2017, que este ano distingue Burhan Ozbilici, o fotógrafo que captou uma das mais icónicas fotografias de 2016, durante o assassinato de Andrey Karlov, embaixador Russo na Turquia.

Do comunicado de imprensa:

O World Press Photo, que celebra este ano a sua 60ª edição, é visto internacionalmente como o mais prestigiado concurso para fotojornalistas. Os jurados do concurso, patrocinado pela Canon desde 1992, selecionaram o vencedor da Photo of the Year de entre 80.408 fotografias submetidas por 5.034 fotógrafos profissionais de 125 países. Este ano estavam abertas aos concorrentes 8 categorias temáticas.

“Estamos orgulhosos por apoiar o World Press Photo no seu 60º ano a reconhecer as excecionais habilidades visuais de storytelling de fotojornalistas de todo o mundo”, comenta Kieran Magee, Director, Professional Imaging da Canon Europa. “Imagens como a de Ozbilici são fortes lembretes das difíceis condições que as pessoas nesta indústria enfrentam, mas também da sua coragem na captação de histórias importantes que precisam de ser contadas, e é por isso que patrocinamos esta competição há 25 anos.”

Burhan Ozbilici captou a sua fotografia vencedora com uma Canon EOS 5D Mark III e uma objetiva EF24‑105mm f/4L IS USM. A mesma fotografia ficou também em primeiro lugar na categoria Spot News. Outras categorias com imagens vencedoras tiradas com câmaras Canon incluem:

• Categoria Contemporary Issues: ‘Taking a stand in Baton Rouge’ tirada por Jonathan Bachman com a Canon EOS-1D X e a objetiva EF16‑35mm f/2.8L II USM em Baton Rouge, Louisiana, USA

• Categoria Daily Life: ‘The Silent Victims of a Forgotten War’ tirada por Paula Bronstein, com a Canon EOS 5D Mark III em Kabul, Afeganistão

• Categoria Spot News: ‘Pakistan Bomb Blast’ tirada por Jamal Taraqai com a Canon EOS 700D em Quetta, Paquistão

• Categoria General News: ‘Offensive on Mosul’ tirada por Laurent van der Stockt com a Canon EOS 5D Mark II e objetiva EF24‑105mm f/4L IS USM em Mosul, Iraque

• Categoria Sports News: ‘Grand National Steeplechase’ tirada por Tom Jenkins com a Canon EOS‑1D X e objetiva EF24‑70mm f/2.8L II USM em Liverpool, Grã-Bretanha

• Categoria People: ‘009-war’ tirada por Magnus Wennman com a Canon EOS 5D Mark III e objetiva TS‑E45mm f/2.8 num campo de refugiados em Debaga, Iraque.

• Categoria Nature: ‘Caretta Caretta Trapped’ tirada por Francis Pérez com a Canon EOS 5D Mark III e objetiva EF15mm f/2.8 Fisheye em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha

Enquanto vencedor do World Press Photo of the Year, Burhan Ozbilici irá receber um prémio monetário de 10.000€ do World Press Photo numa cerimónia que irá decorrer em Amesterdão no dia 22 de abril de 2017. Adicionalmente, a Canon Europa irá presentear o vencedor com uma seleção de produtos Canon.

As imagens premiadas serão apresentadas numa exposição que irá percorrer 95 cidades de 45 países durante um ano e que será visitada por mais de 3,5 milhões de pessoas de todo o mundo. A primeira exibição do World Press Photo 2017 abre no dia 14 de abril em Amesterdão. As imagens apresentadas serão impressas nas impressoras planas Arizona e nas impressoras de grande formato da Canon.

Paralelamente, em parceria com o World Press Photo irá também decorrer uma série de palestras intituladas “Reflections” em colaboração com universidades de toda a Europa, sobre a história do fotojornalismo profissional e o poder da fotografia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui