Pequenas e poderosas compactas cheias de estilo, as Canon da gama G, certo? Não só são excelentes câmaras fotográficas, como dificilmente temos algo mais próximo de uma experiência fotográfica clássica. Mas com a inclusão de um sensor APS-C na nova Canon G1X, a Canon leva as compactas ao nível de qualidade mais elevado de sempre.

Sensores maiores significam píxeis maiores, logo imagens de maior qualidade, melhor captação de luz, menos ruído e ainda uma menor profundidade de campo para o efeito bokeh tão na moda.

Por isso não há qualquer ponto negativo no que a Canon acaba de fazer, que é colocar um sensor APS-C na sua nova Canon G1X Mark III, um sensor herdado da excelente Canon EOS 80D, não menos. São 24.3MP de resolução que poderão fazer desta potente compacta uma séria ameaça para o segmento SLR, e incluem a tecnologia de foco Dual Pixel.

O ecrã posicionável de três polegadas tem funcionalidade Touch, e as capacidades fotográficas da G1X são apreciáveis, com 7fps com foco contínuo.

A câmara inclui igualmente um novo EVF de 2.36MP de resolução, mas a Canon teve que fazer alguns cortes para acomodar o novo sensor.

Por exemplo, a objectiva 24-120mm f/2.0-3.9 foi substituída por uma 24-72 mm f/2.8-5.6. Se o zoom é decididamente menor, a abertura não será um problema: em boa medida, o sensor maior significará que a perda de luz no sensor será pouco significativa. A objectiva inclui igualmente estabilização óptica de 5 eixos que fará o zoom particularmente útil, já que compensa até 4 passos. Entretanto, o diafragma tem agora 9 lâminas para um bokeh mais perto do que uma SLR consegue.

O vídeo a 1080/60p tem igualmente estabilização e o Drag to Focus será muito interessante: a opção emparelha o EVF e o LCD, permitindo puxar o foco para o ponto desejado neste último sem termos de levantar os olhos do visor.

Finalmente, a câmara herda os comandos externos e o corpo ao estilo SLR da Canon PowerShot G5X, com dials externos e uma utilização francamente agradável, incluindo com anel de controlo na objectiva. Não ficou de fora o Wi-fi ou a NFC, para um emparelhamento fácil.

Este será o tipo de compacta que nos fará pensar sobre andar para todo o lado com uma pesada SLR, se estivermos dispostos a pagar os $1299 de valor. Uma caixa à prova de água pode ainda custar $499.

DEIXE UMA RESPOSTA