No que toca a mudar de via com um carro autónomo, é um pouco diferente e menos fluído do que se virmos um condutor a fazer o mesmo com o seu carro convencional. Isto porque os carros autónomos regem-se por modelos estatísticos que são difíceis de analisar rapidamente quando estamos no trânsito, ou então os modelos são tão básicos e o carro apenas muda de via quando é estritamente necessário.

Agora, o MIT desenvolveu um algoritmo que muda de vias mais à semelhança do que os condutores humanos fazem, respeitando a segurança na estrada.

Esta nova técnica determina a trajectória dos outros carros e quão provável será o carro autónomo evitar uma colisão. Sistemas anteriores calculavam estes factores antecipadamente para poupar tempo mas o MIT decide usar uma abordagem matematicamente eficiente que cria novas zonas no momento. O processo tem como base a velocidade e pode ainda ser personalizado com base no nível de agressividade.

Contudo, por enquanto isto é apenas um algoritmo e não deverá chegar às estradas assim tão depressa. Mas Toyota tem estado a apoiar o projecto, bem como o Office of Naval Research, sugerindo que á apenas uma questão de tempo até isto ser implementado mundialmente.

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