Após três anos de interregno, a Xiaomi voltou aos tablets, um caminho que pensávamos que a marca nunca viria a percorrer novamente. Com os ecrãs de um modo geral a crescerem, a Xiaomi parecia ter simplesmente decidido que os tablets não eram interessantes e com boa razão: o mercado estava a morrer. É algo que a pandemia mudou, mas a Xiaomi também mudou e, por isso, os novos Mi Pad 5 são bichos muito diferentes do longínquo Mi Pad 4 de 2018.

Esse equipamento colocava em cima da mesa a relação custo-benefício da Xiaomi, mas o Mi Pad 5 acrescenta-lhe a ambição da marca em ser um player de peso nos segmentos de gama alta. O Mi Pad 5 e o Mi Pad 5 Pro têm, por isso, algum do melhor hardware que se pode encontrar.

Em comum, mobilizam ecrãs de 11 polegadas LCD TrueTone, com resolução de 2560×1600 e taxa de atualização de 120Hz. O áudio fica a cargo de tecnologia Dolby Atmos, mas aqui o Pro começa a distanciar-se com 8 altifalantes contra os 4 da versão padrão.

Distinção também ao nível dos processadores, com o Snapdragon 860 a equipar o Mi Pad 5, enquanto o Snapdragon 870 fica para a versão Pro que é declinado também em duas versões, uma WiFi e outra com conectividade 5G. A acompanhar os processadores, o Mi Pad 5 terá um máximo de 6GB de RAM e 256GB de armazenamento, enquanto que o Pro terá apenas uma versão de 8GB de RAM com 256GB de armazenamento.

Chegados às câmaras, ambos apresentam câmaras frontais de 8MP e câmaras de 13MP, mas o Pro acrescenta uma câmara de 5MP para dados de profundidade e a versão 5G vai ainda mais longe com uma câmara de 50MP.

Chegados às baterias, o Xiaomi Mi Pad 5 tem uma bateria de 8720mAh com carregamento de 33W, enquanto o Pro tem uma bateria marginalmente mais pequena de 4600mAh, mas o carregamento com fios é bastante mais apelativo: 67W

Portanto, os tablets estão em alta como equipamentos de produtividade, e tanto o Mi Pad 5 e Mi Pad 5 Pro são compatíveis com uma nova stylus apresentada pela Xiaomi e capa magnética com teclado. A MIUI foi adaptada para os novos Pad com compatibilidade de ecrã múltiplo com mais de 300 apps, desde que emparelhado com um smartphone da Xiaomi.

A Xiaomi ainda não deixou indicação sobre o lançamento internacional dos Mi Pad 5. A versão base, com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno custa cerca de €265, enquanto o mais caro dos modelos, o Xiaomi Mi Pad 5 Pro 5G chega aos €460.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui