Andar de bicicleta é uma actividade que, apesar do esforço físico que envolve, é muito agradável. Não só permite desfrutar de paisagens, mas também conviver com familiares e amigos. Andar de bicicleta em grupo requer, no entanto, alguma atenção e o cumprimento de algumas regras de segurança.

A Garmin partilha alguns conselhos que reforçam a sua segurança e a dos seus companheiros de viagem, e tornam a actividade mais descontraída e divertida.

Tal como acontece com qualquer outro veículo, deve sempre evitar as travagens bruscas. Os ciclistas que circulam atrás poderão não conseguir reagir atempadamente para evitarem a colisão. Reduza a velocidade de forma progressiva, especialmente se estiver numa descida mais complicada. Também não deve travar logo a seguir à área técnica, porque corre o risco de criar uma barreira aos outros ciclistas que estão também a descer

Se circular à frente do grupo é muito importante informar os restantes companheiros dos perigos que possam existir na estrada, como buracos, pedras, entre outras coisas. Pode faze-lo através de um sinal de voz, se o grupo for pequeno, ou através de um apito, se circular com muita gente. Nas descidas mais rápidas, deve também avisar os restantes ciclistas sempre que se cruzar com alguém, para que possam diminuir a velocidade

Os automóveis e camiões que circulam na estrada podem revelar-se um perigo para os ciclistas se ambas as partes não tomarem precauções. Os veículos devem manter uma distância de segurança entre si e reduzir a velocidade. Os ciclistas devem também afastar-se e reduzir a velocidade para evitarem perda de equilíbrio resultante da força de correcção.

Para ajudar os ciclistas e tornar a prática da modalidade mais segura, a Garmin adicionou ao seu portfólio de produtos um Radar traseiro para bicicletas Varia. Este radar alerta os ciclistas dos automóveis que se aproxima por trás, até 140 metros de distância. É um equipamento independentemente e pode ser integrado com computadores de ciclismo, como a gama Edge da Garmin.

Gamrin

Os ciclistas devem manter sempre uma distância de segurança entre as bicicletas para evitar acidentes em caso de travagem, mudanças de direcção, ou outras manobras imprevistas durante o percurso. A segurança deve ser sempre uma prioridade.

Este conselho é igualmente válido para quem circula de bicicleta sozinho porque, apesar de não circular em grupo, pode incomodar outros ciclistas que andem na estrada. Se receber uma chamada telefónica, se necessitar de parar para tirar ou colocar o fato impermeável, se entrar alguma impureza no olho ou simplesmente se necessitar de se assoar, é sempre aconselhável parar durante um momento e arrancar novamente já 100% concentrado no percurso que está a fazer. Se circular em grupo, avise os companheiros que precisa de parar durante um minuto e que já os apanha.

Gamrin

No caso de ter que se separar do grupo, é fundamental saber onde estão os restantes companheiros. O novo computador de bicicleta Edge 820 coloca no mapa todos os ciclistas, o que significa que conseguirá identificar rapidamente onde se encontram através da funcionalidade GroupTrack. Com esta função, os ciclistas podem manter contacto com os restantes membros do grupo, e mesmo que um deles acelere e saia da linha de visão, ficará sempre presente no mapa dos colegas e para tal basta que utilizem um equipamento compatível com a função Live Track (nas gamas Edge, Forerunner, fenix, vívosmart ou vívoactive). Esta função desempenha-se de forma simples: o utilizador apenas precisa de ter um smartphone compatível e emparelhar o Edge 820 ou Edge 820 Explore à plataforma Garmin Connect Mobile.

Com um ecrã tátil que funciona com luvas ou com mãos molhadas, um GPS mais preciso e personalização de dados, o dispositivo Garmin Edge 820 é o complemento ideal para as suas viagens de bicicleta, sozinho ou em grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here