É inegável que estamos numa nova era da indústria automóvel. E isso significa que também no desporto automóvel vamos entrar igualmente numa nova era. Depois da Fórmula E, agora é a altura do ETCR Series, o campeonato de turismos eléctricos multimarca. A data de arranque é já em 2020.

A competição foi apresentada esta semana em Barcelona, onde foi possível ver o e-Racer. Com este e-Racer, a CUPRA tem realizado um trabalho pioneiro na história das corridas TCR ao desenvolver o primeiro carro de turismo que cumpre com o novo campeonato ETCR. Durante os últimos meses, a equipa tem vindo a fazer exaustivas provas de rendimento, concluindo as mesmas com sucesso.

Em comparação com o CUPRA TCR de motor convencional, este apresenta um rendimento muito superior, apesar de contar com mais 400kg. A título de exemplo, este e-Racer que irá correr no ETCR, cumpre os 0 aos 100km/h em 3,2 segundos, sendo que dos 0 aos 200 km/h demora uns míseros 8.2 segundos. Os motores capazes de produzir 680cv estão colocados no eixo traseiro, que debita mais 330cv que a versão actual a gasolina.

“A competição faz parte do ADN da CUPRA. A CUPRA está a trilhar um novo caminho que levará a competição TCR ao nível seguinte. Este é o exemplo perfeito daquilo que representa a marca CUPRA e reflete os valores em que acreditamos.” – Antonio Labate, diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócio e Operações da CUPRA

“Estamos muito orgulhosos por sermos os primeiros a desenvolver novas experiências em torno do desporto automóvel. As corridas elétricas eram algo de um futuro distante, mas já lá chegámos. Um dos principais desafios dos automóveis elétricos é o de encontrar o equilíbrio entre potência e autonomia, mas é também isso o que torna tudo tão emocionante.” – Jaime Puig, diretor da CUPRA Racing

“O nosso objetivo final é o de mostrar aos aficionados que as corridas de automóveis elétricos são tão emocionantes como as corridas com automóveis de combustão interna. E gostaríamos de sublinhar o forte envolvimento da CUPRA no projeto geral de um ponto de vista técnico” – Marcello Lotti, presidente da WSC Technology

Os detalhes adicionais sobre o formato do evento e o calendário da temporada de estreia do campeonato mundial de ETCR serão dados a conhecer futuramente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui