O rover Curiosity da NASA já anda pela superfície da Marte na sua missão exploratória há algum tempo. E estar a incontáveis quilómetros da Terra, numa planeta à partida desprovido de vida, pode ser bastante solitário, mesmo para um rover.

Contudo, ao que parece, o Curiosity arranjou um amigo por terras marcianas. Não, este não encontrou um companheiro ao estilo WALL-E, mas não deixa de ser uma companhia aquilo que os investigadores da NASA descobriram na sua roda.

O Curiosity tem estado a explorar a Cratera Gale desde 2012 e agora parece ter uma rocha de estimação numa das suas rodas. Esta ficou presa numa das suas rodas dianteiras algures nas últimas semanas, mas não se sabe ao certo quando isso aconteceu uma vez que o Curiosity não tira fotografias das suas rodas todos os dias.

É caso para dizer que isto é uma pedra no sapato do Curiosity. No entanto, este parece ser um caso habitual, uma vez que já anteriormente os cientistas da NASA tinham dado pela presença de outra rocha, também na mesma roda. Não se sabe ao certo como é que estas lá vão parar, mas segundo os cientistas estas podem acabar por ficar alojadas na rodas que o Curiosity, que é pesado, parte algumas rochas e afunda no solo com pedras soltas.

Um outro caso de aparecimento de uma destas companheiras do rover marciano foi em Janeiro e a rocha acabou por desaparecer apenas em Abril. A actual rocha foi vista nos dias 17 e 18 de Junho.

Contudo, a presença desta rocha parece não estar a afectar o desempnho e o bom funcionamento do Curiosity, uma vez que, segundo cientistas da NASA, estas rochas são pequenas e macias e por isso não devem representar nenhum perigo a longo prazo. Estes não excluem a possibilidade da ocorrência de alguns cenários menos agradáveis e menos previsíveis, como por exemplo uma rocha de maiores dimensões puder fazer um buraco numa roda ou interferir com alguns cabos dos motores da roda.

Os cientistas têm o Curiosity a tirar fotografias das suas rodas para vigiar qualquer buraco que se desenvolva no rover.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui