Só um Dyson funciona como um Dyson. A frase é já o famoso lema da Britância Dyson, tecnológica bem conhecida pela elevada qualidade dos seus aspiradores. Com o novo Gen5 Detect, a marca não coloca no mercado simplesmente mais um Dyson. Pelo contrário, o Gen5 é um verdadeiro salto geracional repleto de novas ideias úteis e práticas, e evoluindo uma fórmula já bem consagrada de qualidade e eficiência. O novo aspirador da Dyson tem aparecido profusamente nas televisões, mas muitos poderão olhar e, numa primeira vista, pensar se este aspirador acrescenta algo aos restantes Dyson no mercado. Tenho uma opinião, mas, primeiro vamos ao importante.

Não apenas mais um Dyson

Do Dyson v11 ao Dyson v15, passando pelo Dyson V12  Slim, a Dyson manteve uma grande comunalidade de tecnologias e engenharia. Face ao v11, o v15 Detect introduziu uma nova fluffy com laser capaz de eficientemente assinalar o pó no chão, e um chip capaz de medir a quantidade de partículas aspiradas e o seu tamanho.

Com o v15, os utilizadores obtiveram igualmente um motor mais potente e boost automático com a escova torque. Algumas das escovas também receberam alterações, mas na sua esmagadora maioria, qualquer peça do v11 é utilizável no v15 e vice-versa, incluindo a escova laser.

Com o Dyson Gen5 Detect, podemos até ver mais um Dyson, porque a disposição, os elementos externos no geral, são aparentemente iguais. Mas as diferenças são substanciais, tornando o Gen5 um aspirador totalmente novo.

Dyson Gen5 Detect vs Dyson v15

Não há melhor forma de mostrar as diferenças entre estes dois aspiradores aparentemente iguais do que uma comparação lado a lado.

A primeira diferença externa visível, é que o Gen5 Detect é notoriamente mais volumoso atrás dos geradores de vórtices. Se os filtros HEPA são algo de que a Dyson se orgulha há largos anos, este ano o Gen5 Detect introduziu HEPA de corpo inteiro. A promessa de reter 99.9% de todas as partículas até 0,1 mícrones, incluindo vírus, é por isso válida para todo o aspirador.

Significa isto que o Gen5 viu todas as juntas reforçadas e vedadas para que não exista qualquer ponto pelo qual possa sair um mínimo de ar não filtrado e limpo. Em resultado, o filtro tem um encaixa substancialmente mais robusto e apertado.

Adeus gatilho

O gatilho tem sido uma presença constante nos Dyson. Não sei se todos gostarão da nova postura da marca, mas a verdade é que a Dyson se livrou do gatilho e o trocou por um botão On/Off logo acima do display na face traseira. A marca explica esta alteração: não é ágil manter o dedo no gatilho ao manobrar o aspirador, ao o baixar para aspirar debaixo de móveis.

O novo botão é, por isso, uma tentativa de oferecer uma experiência despreocupada: basta ligar o aspirador e não é necessário manter um dedo em específico em qualquer lado, oferecendo maior capacidade de manobra sem comprometer o conforto do utilizador.

O gatilho, confortável que seja, recebeu algumas críticas por não poder ser travado. A sua substituição por este botão poderá ser um argumento enorme a favor do Gen5 Detect.

Com a saída do gatilho, a Dyson usou a oportunidade para trabalhar o punho feito com um material texturado com maior aderência, e incluiu uma almofada de esponja na base do depósito, o que permite que a nossa mão se apoie contra esta superfície fofa, em vez de contra a superfície dura do aspirador propriamente dito.

O Dyson Gen5 Detect ganha um acolchoado para proteger o pulso

Ferramenta de aspiração de ranhuras integrada no cano

O clip para segurar duas ferramentas de aspiração tem sido uma constante nos Dyson. Não a partir de agora. A razão para o facto deste acessório se tornar supérfluo é que com o Gen5 Detect a ferramenta de aspiração de ranhuras, tão útil para rodapés e cantos, foi muito inteligentemente integrada no próprio cano.

Os diversos estados da escova para ranhuras, dentro e fora do cano

Ainda melhor, a ferramenta é telescópica, com uma escova que recolhe para a base, mas pode ser posicionada na ponta da boca de aspiração. Quem nunca deixou os rodapés por aspirar ou soltou alguma palavra pecaminosa no momento de ter de trocar uma escova por esta ferramenta? Agora não há nada mais fácil do que remover o cano para revelar esta ferramenta e aspirar de imediato o que for necessário.

O cano em si é por isso, forçosamente mais largo que os das gerações anteriores.

O laser evoluído

Tal como o v15, o Gen5 Detect oferece uma fluffy com laser. Mas, se superficialmente, as duas escovas são iguais, o laser na escova na Fluffy Optic do Gen5 é posicionado mais baixo na escova, o que lhe permite detetar ainda mais pó a maiores distâncias.

Interface melhorada

Com o v15, a Dyson introduziu um sensor de partículas, que funcionalmente serve para sabermos a proporção de partículas aspiradas conforme o seu tamanho. É interessante, mas como 99% do pó em minha casa são pelos de gato, a certa altura há apenas uma barra enorme e três minúsculas.

Para o Gen5 Detect, a Dyson introduziu uma interface diferente, com funcionalidades adicionais. As barras são dinâmicas à medida que aspiramos mais de um tipo de partículas que de outras, e o Gen5 Detect avisa-nos quando uma superfície está suficientemente limpa para deixarmos de aspirar.

Por dentro, uma revolução tecnológica

O Dyson Gen5 Detect é um Dyson por dentro e por fora. Mas, vistas as diferenças muito claras no exterior, será igual no interior? Não, de todo.

O nome Gen5 refere-se precisamente ao motor Hyperdymium de 5ª geração, mais potente, mas mais pequeno, graças a diversos ajustes na engenharia. A acompanhar o novo motor, há um totalmente novo impelidor que estabiliza o fluxo de ar a uma velocidade de 1/3 Mach.

O resultado é um aspirador mais potente, com 280AW vs 240AW e 135000 rpm, sem compromisso no nível de ruído, ou na autonomia, que se deverá manter a mesma, segundo os números da Dyson.

Um Dyson, que não é apenas um Dyson

O Dyson Gen5 Detect não é apenas uma evolução dos v11 e v15. Pelo contrário, mantendo os traços principais e estética dos Dyson de anos recentes, o Gen5 opera um salto importante em termos de abordagem, tornando-se um equipamento totalmente novo. Do interior, com um novo motor e equipamentos associados, ao exterior, com HEPA de corpo inteiro, um novo botão On/Off e, acima de tudo uma inteligente escova sempre disponível dentro do cano principal, o Dyson Gen5 Detect é dos maiores saltos geracionais da Dyson dos últimos anos.

É também o seu mais potente e melhor filtrado aspirador de sempre, colocando um ponto de exclamação numa longa linhagem de excelência. O que isto vale na prática, veremos nos próximos tempos, quando tivermos a oportunidade de passar mais tempo com este excelente aspirador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui