Hoje é um dia triste para os amantes de tecnologia e para todo o ecossistema Android: a LG anunciou oficialmente a sua saída de do mercado dos smartphones, com um encerramento total até 31 de Julho.

A notícia não surpreende totalmente, depois de ser um rumor persistente ao longo das últimas semanas, mas é uma grande perda para o mundo dos smartphones ver um nome histórico do Android atirar com a toalha ao chão.

Estreando-se no ecossistema Android em Novembro de 2009 com o LG Eve, a marca foi das primeiras a acreditar no novo sistema operativo e tornou-se uma das suas forças maiores. Ao longo dos anos, a LG nunca abandonou o seu espírito de inovação e experimentação, criando dispositivos arrojados, muitas vezes com avanços e recuos que podem bem ter sido parte do problema.

Alguns dos meus smartphones favoritos são LG: o curvo e revolucionário LG Flex, o impressionante LG V10, e o que dizer do LG V60 com o seu ecrã duplo? Os últimos esforços da LG incluem o bonito LG Velvet, um dos smartphones mais elegantes do mercado, e o inimitável LG Wing, o culminar dos esforços de inovação da marca.

Sinais de que tínhamos na mão um LG incluem o áudio acima da média com a aposta dos DAC potentes, ou a certificação MIL-STD que tornava o LG mediano mais resistente do que os equipamentos da concorrência. De algum modo, no entanto, a LG nunca conseguiu reinventar-se como a sua rival Samsung, nem atraiu os números gordos do mainstream, perdendo quotas anualmente para a concorrência.

Os próximos tempos poderão ser uma boa altura para agarrarem o vosso LG favorito, já que a marca continuará a vender os dispositivos até ficar sem stock e, com o suporte técnico a acabar algures no futuro, é certo que veremos muitos descontos.

Em Março, a LG terá aparentemente tentado encontrar um comprador para a sua divisão de smartphones, mas essa iniciativa não deu frutos. Talvez seja pelo melhor. Talvez seja melhor ver o fim digno de uma marca do que ver o seu nome simplesmente arrastado para o hardware de outro fabricante qualquer.

Talvez a LG possa um dia parar para pensar, olhar e analisar para a sua história nos últimos 3 ou 4 anos e perceber o que correu mal, voltar à carga e fazer vingar a sua visão para o mundo Android. Até lá, adeus LG, e obrigado por tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui