O Ford KA foi um modelo bastante importante na história da Ford. Com a primeira versão a ser lançada em 1996, a Ford conseguiu cerca de meio milhão de clientes com este carro. Apesar de a nível de design não ser um carro excepcional, a verdade é que era um carro citadino e divertido, que tinha tudo o que era necessário para vingar no mercado. Depois surgiu a péssima ideia de se fazer uma segunda versão deste modelo, que levou ao fim do Ford KA. Com base no Fiat 500, a ser lançado em 2008, a Ford estendeu-se ao comprido e ditou o fim do modelo. Agora, surge de novo mas com mais argumentos, e talvez por isso mesmo venha com o nome Ford KA+. A grande diferença está logo na carroçaria, a apresentar-se com 5 portas.

O Ford KA+ surge numa tentativa da Ford voltar ao mercado dos citadinos, um mercado onde estava farta de gastar dinheiro sem ter grandes retornos. Com produção na Índia, o Ford KA+ apresenta-se com mais espaço e também maior, decidido a fazer esquecer a péssima imagem deixada pelo seu antecessor.

Ford KA+ – prático, descomplicado e despreocupado

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O Ford KA+ não é daqueles carros que procura deslumbrar tudo e todos à sua passagem. Se é um carro desses que procura, então esqueça este carro. Este modelo foi feito com o intuito de ser bastante simples, prático, descomplicado e pouco preocupado com o design. Contrariamente ao primeiro modelo Ford KA, este não tem nada de inovador ou diferente. Este, é daqueles carros em que aquilo que vemos, é realmente aquilo que vamos levar para casa e usufruir todos os dias na estrada: sem truques, sem cartas debaixo da manga. O que vemos, é o que temos.

O Ford KA+ está no mercado apenas com um único motor 1.2 a gasolina, sendo que existem duas configurações possíveis a nível de potência: a primeira com 70cv e a segunda com 85cv, sendo esta última configuração a que tivemos em teste. E é aqui que começam as parecenças com o Fiesta, já que entra dentro da mesma plataforma da Ford para carros pequenos.

O motor é bastante suave e silencioso, o que aliado a uma boa insonorização do carro, torna o Ford KA+ um carro bastante silencioso. Fica no entanto a sensação de que o motor nos poderia dar algo mais, sendo que a caixa de cinco velocidades e de relações alongadas torna o motor ainda mais amorfo. É verdade que andamos mal habituados a nível de motorizações para ensaios, mas este é realmente um carro com pouca genica, talvez também por causa do peso superior a outros modelos do mercado, como é o caso do Volkswagen UP!. O consumo combinado anunciado pela Ford para este KA+ é de 5.0 litros por cada 100kms, mas a verdade é que este motor mostrou-se menos económico, com médias a contar com mais 1,5 litros por cada 100kms (para os que não querem fazer contas, média de 6,5 litros).

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A nível estético, destaque para a frente muito semelhante a um Ford Fiesta, principalmente na grelha frontal. As linhas são modernas e interessantes, tornando este citadino um carro bastante agradável à vista. Para além das cores tradicionais, existem duas possibilidades de combinação de cores, o branco e o preto. São duas edições que a marca tem, sendo que a Black & White Edition (a que tivemos em ensaio) é maioritariamente preta e conta com pormenores brancos (tejadilho e espelhos), enquanto que a White & Black Edition é precisamente o contrário.

A nível de interiores, o sinal mais que vem à frente do nome do modelo deste Ford faz-se sentir. É um carro bastante espaçoso e com bastantes espaços de arrumação. Este é um citadino onde se conseguem levar 4 pessoas sem qualquer tipo de problemas. Atrás, há espaço suficiente para dois adultos se sentarem, muito graças à forma dos bancos da frente (que deixam espaço para colocar os joelhos) e também pelo facto de ser fácil colocar os pés por debaixo dos bancos da frente.

Usando aqui um pouco da opinião pessoal, a consola central podia ter sido mais bem conseguida, com um design mais apelativo. No entanto, aqui já estamos a entrar na área do gosto pessoal de cada um. Ainda assim, aquilo que será comum a todos, é a errada colocação dos comandos na consola central que, devido ao facto do carro ser bastante espaçoso, se encontram muito longe da posição normal de condução (ainda para mais quando as pernas são mais compridas).

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Também a colocação do comando para regulação dos espelhos, que fica mesmo ao lado do espelho lateral, não é a melhor. Mais uma vez, estamos a falar de uma distância muito grande que acaba por não nos deixar escolher qual a melhor posição do mesmo logo à primeira.

O espaço da mala é bastante generoso para um citadino, contando com 270 litros. Dá perfeitamente para as compras da semana, sendo que para a colocação e um carrinho de bebé, o espaço já deverá ser curto (ou mesmo à justa).

Produzido na Índia mas adaptado para a Europa

Para comercializar o Ford KA+ na Europa, a Ford não se esqueceu que o mercado Europeu é claramente mais exigente que o Indiano, e por isso mesmo procedeu a algumas alterações que acabaram por tornar o carro mais seguro e confortável. O interior foi melhorado, passando a contar com mais camadas de insonorização e também alguns revestimentos alcatifados. A suspensão também foi modificada, assim como a direção. O sub-chassis foi endurecido e os pneus também são melhores que os que equipam este modelo na Índia.

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Ainda assim, nota-se que os plásticos são bastante duros e de uma qualidade menor ao habitual. No entanto, a boa construção do Ford KA+ e a ausência total de ruídos, faz com que não se dê tanta importância a este ponto.

Estas modificações todas, fizeram com que o Ford KA+ ficasse mais pesado e, consequentemente, que se notasse mais a ausência de potência do motor.

Confortável e cumpridor da sua missão

Como já tive oportunidade de dizer mais acima no texto, este é um carro simples e que procura apenas cumprir o seu objectivo: simples de conduzir em cidade, levando uma pessoa de A a B com o algum conforto. É mesmo assim que o Ford KA+ se apresenta, e é mesmo isso que ele tem realmente a oferecer.

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E sabem que mais? Não é assim tão mau. É certo que o motor poderia ser melhorzinho, tendo sido incluída alguma vertente desportiva, mas a verdade é que este carro cumpre com todos os seus objectivos. É um citadino bastante simpático de se conduzir, ainda que a posição de condução seja um pouco alta de mais (mais uma vez, depende da opinião pessoal de cada um). A nível de suspensão, o Ford KA+ cumpre na perfeição, não sendo demasiado dura que se torne desconfortável nas estradas da cidade, nem demasiado mole para quando estamos com pressa e temos que fazer rotundas mais rápido.

No final

O grande ponto forte deste Ford KA+ é o preço. Está disponível a partir de 10 794€ na sua versão mais básica, sendo que a versão ensaiada, a Black & White Edition poderá ser adquirida a partir de 12 471€. Nesta versão, já podemos contar com alguns extras como ar condicionado automático e sensores de estacionamento atrás.

O estilo do novo KA+ nada tem a ver com o mítico Ford KA lançado em 1996, sendo que a frente muito parecida com o Fiesta não chega para lhe dar o charme que o primeiro modelo tinha.

É impossível falarmos mal deste Ford KA+, por na verdade e fazendo bem as contas, é quase impossível encontrar um carro com a mesma qualidade, conforto e disponibilidade, pelo preço que a marca americana pede.

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