Contacto. Este é um ponto fundamental nas principais tecnologias de monitorização cardíaca. No entanto, uma equipa de investigadores da MediaTek desenvolveu um novo sistema de monitorização cardíaca sem necessidade de contacto com o utilizador, recorrendo a smartphones equipados com os processadores MediaTek Helio P10 e Helio X20, mostrando bem até onde podem ir os processadores mobile da actualidade, mesmo se algo obsoletos já.

A equipa formada por Yu-Tin Chen e Tung-Chien Chen, trabalhando no âmbito do programa Everyday Genius, percebeu que quando o sangue é bombeado pelo coração se verifica uma ligeira alteração da cor da pele. Graças à tecnologia de análise de imagem da MediaTek, os smartphones com o Helio P10 e Helio X20 utilizados no estudo conseguem medir a pulsação visualmente através das câmaras.

A tecnologia agora desenvolvida pode ser muito interessante para criar equipamentos de monitorização médica sem necessidade de toque, por exemplo ajudando médicos a medir a pulsação em consultas à distância. No entanto, as alterações à coloração da pele causadas pelo fluxo sanguíneo podem não ser tão perceptíveis em indivíduos com níveis altos de melanina, extremamente mornos ou africanos. A tecnologia terá que ser aprimorada de modo a ser utilizada independentemente destes factores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui