A Amazon Echo lançou o mote e o Google Home iria seguir-se-lhe em 2016: ambos os dispositivos podem contar-se entre os pioneiros das colunas inteligentes com assistentes virtuais incluídos. Num caso, a Amazon Alexa, no outro o foneticamente menos interessante Google Assistant, e ainda podemos acrescentar o Apple HomePod. Entretanto, também a Samsung lançou o seu próprio assistente virtual, Bixby, que chegou ao mercado com o Samsung Galaxy S8, juntando-se aos veteranos Cortana e Siri. Mas se estes dispositivos se mantiveram quase exclusivos durante o último ano, a IFA de Berlim mostrou que as colunas inteligentes podem ser a próxima sensação tecnológica, e praticamente nenhum fabricante quis ficar sem lançar a sua.

A encabeçar esta lista, a Sony continua no seu próprio caminho quanto ao modo como baptiza os seus dispositivos e com a LF-S50G tem efectivamente a sua primeira coluna inteligente. Ora a Sony tem uma aposta forte no áudio e podemos esperar que esta coluna também dê bom som, mas o seu principal objectivo é mesmo servir de base de operações ao Google Assistant para nos dar informações úteis em tempo real e controlar os dispositivos inteligente que temos pela casa fora. Por cerca de €200, a LF-S50G deverá chegar em Outubro.sony-speaker

Também a JBL apostou no Google Assistant, não com uma coluna, mas numa linha completa, a JBL LINK. Ao todo são três colunas, das quais as JBL LINK 10 e a JBL LINK 20 são mais pequenas e portáteis, com certificação IPX7 à prova de água, enquanto a LINK 300 é maior e pensada para ficar sossegada no seu próprio local. A LINK 300 será a mais cara, com um preço de $299, enquanto as mais pequenas ficam com preços abaixo dos $200.jbl_link

O Google Assistant está em alta, e também com a Zolo Mojo, uma marca da Anker, chega com um preço de $70 para se colocar no segmento de entrada. Ainda assim deverá cumprir inteiramente a sua missão de assistente virtual, graças a dois microfones para se manter sempre pronto a nos ouvir.

Segue-se a Panasonic, com a coluna SC-GA10, passível de ser emparelhada com outras colunas para fornecer o muito requerido som áudio multi-sala, o que será útil, já que este será dos poucos speakers que possui apenas som a 180º.

Também a conceituada Harman Kardon apostou numa coluna inteligente, que não deixa de parecer uma espécie de picadora premium, a Harman Kardon Allure, que desta feita aposta na Amazon Alexa. Também aqui temos uma marca com um nome incontornável no áudio, que promete som a 360º, mas destaca acima de tudo as 20,000 acções de que a Alexa é capaz. Também aqui o preço não é particularmente elevado, com $249 publicitados pela marca, com lançamento no final de 2017. Harman

Se o Google Assistant parece estar a ganhar a corrida, a Chinesa Onkyo não quer ficar presa e lançou dois speakers, sendo que o Onkyo P3 chega com a Amazon Alexa, e o Onkyo G3 terá o Google Assistant a bordo.

Finalmente, a Lenovo seguiu por um caminho muito diferente e revelou o Home Assistant Pack, uma coluna com Alexa integrada que se acopla a tablets da marca para criar uma coluna inteligente com ecrã táctil que fica assim muito completa. É certo que a coluna só serve de algo com o tablet acoplado, mas custará cerca de $70, sendo esse um preço muito apetecível face ao Amazon Echo Show que também possui um grande ecrã mas não pode ser usado como tablet.

A inteligência artificial democratizou-se

Todos estes lançamentos (talvez com a excepção da Onkyo) remetem para um padrão: a inteligência artificial está agora acessível a todos e não só as empresas mais dedicadas aos gadgets apostam nela. Afinal, Panasonic, Harman Kardon ou Sony caracterizam-se por serem nomes fortemente enraizados que capitalizam na sua perícia em áudio para darem uma funcionalidade extra aos sistemas de áudio que temos lá por casa.

Doravante, uma simples coluna áudio poderá controlar não só os sistemas que temos em casa, como também prestar informações imediatas e gerar o acesso a produtos e serviços. Se a Alexa está amplamente vinculada à Amazon, o Google Assistant já tem amplas parcerias de branding com inúmeras marcas. As coisas funcionam assim, e se pedirmos uma pizza, é quase certo que teremos logo ao nosso dispor a capacidade para encomendarmos a pizza exacta da loja preferida.

Uma alteração fundamental na nossa interacção com os gadgets

As smart speakers ou colunas inteligentes mudam profundamente o modo como interagimos com a tecnologia, alterando anos de interacção escrita para uma era de interacção oral.

Com as colunas inteligentes não escrevemos algo numa caixa de busca, mas podemos verbalizar o que desejamos, sendo isso um serviço ou uma informação. Por exemplo, a Amazon Alexa possui “acções” que podemos descarregar conforme os dispositivos ou marcas que possuímos em casa.

A oralidade é ainda um tabu no mundo dos smartphones. Ainda nos parece estranho falar para um dispositivo electrónico sem ter alguém do outro lado, mas é precisamente aquilo que poderemos fazer facilmente no futuro. Em breve, poderemos pedir que a coluna inteligente nos diga o significado de uma palavra, a sua tradução, sintonize uma estação de rádio, reduza a temperatura do ar condicionado, encomende comida ou simplesmente envie um vídeo para a nossa televisão.

A revolução ganhará velocidade no futuro

A IFA 2017 marca o momento em que as colunas inteligentes se tornaram claramente mainstream. A partir daqui poderão ser cada vez mais frequentes e brevemente todos teremos uma em casa.

Esse boom poderá ainda estar para vir. Se aqui temos empresas áudio a apostar numa nova área, em 2018 a Samsung (algo atrasada) irá ter o seu Bixby numa coluna própria. Mas ainda mais importante que isso, poderemos assistir a uma explosão de marcas Chinesas a apostarem neste segmento. Alibaba, Xiaomi e Baidu já têm as suas colunas inteligentes e o gigante Asiático deverá muito em breve começar a inundar o mercado.

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