Foi no passado dia 07 de Novembro que a Xiaomi entrou oficialmente em Espanha, com um enorme potencial desestabilizador do mercado. Como a TekGenius noticiou desde o início, a Xiaomi já chegou oficialmente a Portugal, com a primeira grande cadeia revenda a anunciar a sua disponibilidade no passado dia 04 de Abril, especificamente a Worten. Mas se se adivinhava que a Xiaomi tinha chegado à Ibéria para crescer, os mais recentes dados apontam para um crescimento inusitado que a viu ultrapassar algumas das principais marcas.

Segundo dados da GfK, em Março, a Xiaomi detinha 15,32% das vendas de smartphones em Espanha, um valor que supera pela primeira vez nesse mês as vendas de 15,15% da Apple. Em Fevereiro, com um share de 14,35%, a Xiaomi tinha já ultrapassado a BQ, sendo neste momento a terceira marca mais vendida em Espanha (excluindo as marcas brancas).

Mas é digno de nota que desde a sua introdução em Novembro, a Xiaomi tem sempre crescido em vendas, enquanto marcas como a Huawei e Samsung se têm mantido globalmente nos mesmos níveis ou com flutuações mais ou menos significativas.

Caso a Xiaomi mantenha esta tendência de crescimento, poderá ultrapassar a Huawei já nos próximos dois meses. Aqui, há no entanto a acautelar a introdução de novos dispositivos da Huawei, nomeadamente o Huawei P20 Pro, que já é o Huawei de gama alta mais vendido na Europa Ocidental.

Mas há um efeito de rebound possível, já que a Xiaomi introduzirá na Europa já em Junho novos modelos, incluindo o Xiaomi Mi Mix 2S e diversos Redmi que irão ter um efeito gerador de novas vendas.

Uma atenção especial deve ir para a categoria “outros” que reúne marcas como Wiko e Alcatel, e que mostram uma descida acentuada desde a introdução da Xiaomi, mostrando o impacto que a marca Chinesa tem no mercado budget.

O futuro

Como indicamos no final de Março, com a chegada da Xiaomi, comprar um smartphone barato nunca foi tão fácil. A Xiaomi é efectivamente uma game changer na Europa, desalojando marcas tradicionais e estabelecidas.

A chegada à Península Ibérica fez-se igualmente pela via dos equipamentos budget, que oferecem uma relação qualidade-preço difícil de igualar, apanhando desprevenidas muitas marcas menores que faziam deste nicho o seu pilar. No futuro, a Xiaomi tem todo o potencial para dominar o mercado e desafiar claramente Huawei e Samsung, marcas que até agora corriam quase sozinhas no panorama Android.

1 COMENTÁRIO

  1. Queremos é pelo menos uma loja física que aplique preços mais simpáticos e que não faça os Portugueses encomendarem os equipamentos na Amazon Espanhola por serem mais baratos que nos grossistas em Portugal que nem sequer expõem os equipamentos condignamente , na Worten tinham o Xiaomi Mix 2 exposto e o resto disse-me o funcionário eu que visse na WEB , enfim assim não vamos a lado nenhum , para além do preço demasiado desfasado com as lojas físicas em Espanha, as nossas empresas ainda não perceberam o potencial de vendas que têm entre mãos e costuma-se dizer quem não tem unhas não toca guitarra .

    • Boa tarde Carlos. Agradecemos o feedback… acho estranho o funcionário dizer-lhe isso, até porque sujeita-se a não ter garantia aceite. De qualquer modo, abrirão lojas físicas Xiaomi até ao Verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui