Provavelmente sim, a rede social de Mark Zuckerberg estará a criar um smartphone em mote próprio, segundo uma patente agora descoberta pelo Business Insider. Mas poderá ser algo ainda mais importante que isso.

Esta patente refere-se a um dispositivo electromecânico modular, nome que não trai desde logo aquilo a que especificamente se refere, contudo a descrição autoriza a sua classificação como smartphone, já que poderá incorporar altifalantes, microfones, ecrã táctil ou GPS.

Do outro lado da moeda, o facto da patente indicar que estes módulos podem ser acoplados, pode significar também que este dispositivo transcenderá o mero reino dos smartphones e poderá ter outras aplicações. De facto, as fontes do Business Insider não esclareceram totalmente o assunto, indicando apenas que os responsáveis pelo projecto da Building 8 – divisão do Facebook responsável por diversos projectos futuristas – estão a desenvolver tecnologias avançadas de machine learning e inteligência artificial.

A patente é bastante extensa e descreve as diversas iterações do dispositivo. Podemos ler aí que a unidade de processamento determina a função do dispositivo com base nos módulos encaixados. O chassis, entretanto, está pensado para ser impresso em 3D, não fossem os responsáveis pelo projecto veteranos da Nascent Objects, startup de impressão 3D que o Facebook adquiriu em 2016, e poderá ser esculpido em metal, polímeros, ou mesmo materiais orgânicos.patente-facebook

A equipa mais menciona o ciclo de vida curto dos dispositivos electrónicos actuais, que são desenhados como sistemas fechados. O consumidor então paga valores avultados para adquirir tecnologia de ponta que daí a alguns meses já não é o topo de gama, e os componentes desactualizados mas ainda úteis não podem ser adaptados. O problema será então não só para o utilizador, mas também para o ambiente, com a reciclagem de componentes em massa que poderiam encontrar outras utilizações.

Portanto, o dispositivo patenteado poderá ter diversos usos além da utilização como smartphone, desde algo semelhante à Amazon Alexa, ou outros produtos conectados.

Não percam as páginas da TekGenius para mais novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here