Os Redmi K20 e o Redmi K20 Pro foram lançados em Maio, como ponta-de-lança da Redmi num segmento que lhe era inédito: a gama média-alta. Os dois dispositivos foram aclamados pelas suas características e design, mas não tanto pelo preço quiçá alto para os que estavam habituados a uma Redmi estritamente budget. Embora Maio de 2020 ainda esteja distante, Lu Weibing já levantou o véu do futuro K30, revelando a inclusão de tecnologia 5G e muito mais.

O Redmi K30 será assim o primeiro smartphone da Redmi com tecnologia 5G. Considerando que o K20 possui o Snapdragon 730, a Redmi poderá optar aqui pelo Snapdragon 735 que será a aposta da Qualcomm no 5G para a gama média. Poderá igualmente apostar na alternativa da MediaTek, sobre a qual ainda não se sabe muito, mas que será quase certamente mais barata.

Já o Redmi K30 Pro, se é que existirá, poderá apostar no Snapdragon 865, já que o atual K20 Pro chegou com Snapdragon 855.

Redmi K30 will bring 5G connectivity and punch hole display

Lu Weibing é mais específico e indica que o Redmi K30 será lançado com suporte para tecnologia NSA (Non-standalone architecture) ou (standalone architecture). A diferença principal é que uma rede 5G standalone significa que uma rede 5G independente e exclusiva. No entanto, as primeiras implementações 5G serão NSA, que é o mesmo que dizer que aproveitarão as atuais redes 4G LTE para acesso e comunicação às torres celulares, e a rede 5G para utilização de dados. É o mesmo que dizer que o Redmi K30 poderá tirar o máximo partido da estrutura existente, mas manter-se atual quando a rede 5G estiver mais desenvolvida.

Uma mudança peculiar é que Weibing indica que o Redmi K30 terá um ecrã perfurado para duas câmaras. Numa das imagens partilhadas, podemos mesmo ver esta perfuração que relembra a presente no Samsung Galaxy S10+, embora neste momento não seja claro se o K30 utilizará um ecrã AMOLED como o K20, ou utilizará um LCD. Um dos pontos de destaque do K20 quando foi lançado foi mesmo a presença de uma câmara selfie num módulo pop-up. Porque mudou de ideias a Redmi?

Redmi K30 Official First Look

Não o saberemos, mas um módulo móvel coloca certamente mais desafios à engenheria e durabilidade do dispositivo, sendo um ponto extra de possíveis complicações, incluindo a entrada de detritos e humidade. Poderá igualmente aumentar o custo do terminal.

Se é expectável que o Redmi K30 seja lançado apenas em Maio de 2020, a filtragem destes dados pode ser indicativo de um lançamento algo antecipado, mas para já manteremos a calma à espera de mais notícias.

Xiaomi Redmi Note 8 Pro chega a Portugal a 15 de Outubro

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here