A AMD está na mó de cima, com o anúncio hoje de novos chips, mas a maior notícia será talvez a da concretização de uma parceria inesperada entre a Intel e a grande rival AMD, cruzando o conhecimento da Intel em processadores de baixo consumo e a perícia da AMD em placas gráficas. Assim, uma revolução nos computadores factor de forma compacto começa hoje com o anúncio dos Intel Core i7 H Series com Radeon RX Vega.

Até agora, comprar um computador com gráfica integrada sempre foi má notícia para as tarefas graficamente intensivas, sejam o gaming ou edição de imagem e vídeo. Agora, ao integrarem gráficas Radeon RX Vega M, os cinco Intel Core i7 com gráficas Radeon poderão ultrapassar a capacidade gráfica de computadores de última geração com gráficas Nvidia dedicadas. É uma grande proclamação!

Bom, as notícias não são totalmente inesperadas, já que em Novembro tínhamos falado precisamente nisto, mas hoje às notícias são definitivamente mais concretas. Estes novos chips deverão revolucionar a capacidade de gaming em computadores económicos e de factores de forma compactos, implementando capacidades avançadas para realidade virtual e jogos em equipamentos ultrafinos.

Os Core i5 e i7 acoplados com memória RAM HBM2 e as Radeon RX Vega terão clocks entre os 3.8GHz e 4.2GHz, com as gráficas a possuírem entre vinte e vinte e quatro unidades de computação.

O resultado será, assim, impressionante: a Intel reclama uma performance 7% superior a um Core i7-7700HQ com uma Nvidia GTX1060 Max-Q, no 3DMark e 13% mais rápido em jogos.

O alvo aqui é obviamente a Nvidia Max-Q que começou a chegar ao mercado em 2017 a bordo de portáteis impecavelmente finos face aos tradicionalmente equipados com gráficas potentes. Agora há uma alternativa que nos permitirá jogar em boa resolução a bordo de computadores ultraleves.

Mas a performance é tal que não podemos esperar que os computadores equipados com Core H e Radeon RX Vega sejam particularmente económicos. Esperem pagar entre €700 e €1000 euros por uma boa solução. Os primeiros computadores com os Core H e RX Vega serão da Dell e HP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here