Depois de uma ascensão meteórica ao longo dos últimos anos, algo devido certamente ao seu mérito e à sua postura no mercado, a Huawei está a lidar com um embargo imposto pela administração Trump aos seus produtos. Se bem que os danos deste embargo prometem ser tão graves para as empresas Americanas, quanto para a Huawei, as vendas do gigante Chinês têm sido afectadas. Sem medo, a Huawei parece ter iniciado nas Filipinas um programa de reembolso completo caso as apps Google deixem de funcionar.

Segundo o site Revu.com, a Huawei confirmou que a iniciativa nas Filipinas é um acordo entre os distribuidores e os retalhistas, portanto não é uma iniciativa própria da Huawei. Essencialmente, para combater as quebras das vendas, os agentes da Huawei no país prometem que os utilizadores terão o seu dinheiro de volta caso as apps Google deixem de funcionar nestes dispositivos.

Para serem elegíveis, os dispositivos devem ter sido adquiridos entre 15 de Junho e 31 de Agosto, portanto em plena crise, embora o prazo de compra elegível pareça variar. No entanto, é peculiar a escolha do final do mês de Agosto, sendo esta data indicativa de que ou o assunto estará resolvido por então, ou a Huawei terá outras alternativas na mesa.

Acima de tudo, esta iniciativa mostra a confiança dos distribuidores na marca, já que no pior cenário possível teriam de abrir mão de quantias avultadas sem garantias de reembolso.

Ao contrário do que tem sido verbalizado por muitos utilizadores com receio, as apps Google (ou Facebook, já agora) não deixarão de funcionar nos Huawei já existentes, e a Huawei poderá estar a usar o tempo extra até 19 de Agosto (data em que termina a moratória do embargo) para certificar dispositivos extra. Se o embargo avançar, afectará apenas os dispositivos que a esta data ainda não foram certificados junto da Google.

Portanto, embora eu compreenda o receio dos utilizadores, não há neste momento argumento para deixar de comprar um Huawei, não baseado nas funcionalidades das apps de terceiros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here