Os planos da Honda para a Europa estão cheios de preocupações ambientais, e por isso mesmo a marca confirmou que a tecnologia eléctrica irá passar a estar presente em todos os novos modelos que seja lançados no velho continente. O anúncio partiu directamente do Presidente e CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo, durante o seu discurso na conferência de imprensa no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017.

Este compromisso foi assumido logo através da revelação do novo veículo eléctrico da marca, o Urban EV Concept. Apesar de ter Concept no nome, não estamos a falar daqueles protótipos que nunca têm a possibilidade de passar disso mesmo, já que segundo Takahiro Hachigo, o Urban EV Concept deverá ser lançado na Europa já em 2019.

Para além deste novo modelo, o CR-V Hybrid Prototype deverá ser o primeiro SUV híbrido da marca na Europa, sendo que deverá estar disponível já no próximo ano 2018. Este sistema será composto por dois motores i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) que não precisam de uma transmissão convencional. Em vez disso, uma unidade multi-modo mais compacta com uma única relação de transmissão fixa deverá entregar o binário às rodas de uma forma suave.

Para complementar as preocupações da ambientais da marca, Philip Ross anunciou o novo Honda Power Manager Concept, um sistema de transferência de energia totalmente integrado, que irá permitir distribuir electricidade para e a partir da principal rede eléctrica, assim como direccionar o fluxo de energia de fontes renováveis e gerir a interacção da bateria do veículo eléctrico ligada a casa.

Muito resumidamente, isto significa que o Power Manager poderá aproveitar a energia da bateria do veículo para alimentar a rede eléctrica da casa, evitando assim uma maior solicitação à rede energética principal. Mais, este Power Manager irá permitir que a energia acumulada no veículo, possa ser vendida de volta à rede, gerando assim uma receita para o proprietário.

Várias unidades do Power Manager irão ser instaladas num esquema piloto no Oeste de França, com o objectivo de criar uma rede inteligente regional. Este projecto deverá estar concluído em 2020.

O que é certo é que para o velho continente a Honda tem grandes planos na mobilidade eléctrica, e nós estaremos cá para assistir a esta evolução que cada vez mais se quer obrigatória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui