Ontem tivemos o prazer de ser convidados pela Google para um evento sobre o Google Fotos, um serviço que cada vez mais tem vindo a receber uma especial atenção da empresa. Como o usamos bastante no nosso dia a dia não podemos deixar de marcar presença e ver as novidades.

O que é o Google Fotos?

O Google Fotos foi criado, de raiz, em 2015 e tem como objetivo retirar aos utilizadores o trabalho da gestão das fotografias que tiram fazendo-o automaticamente. Sendo composto por 3 conjuntos de funcionalidades:

  • Um local para guardar em segurança uma vida inteira de recordações, estando disponíveis a partir de qualquer dispositivo. Pode escolher entre dois planos de armazenamento, o original ou o ilimitado (de alta qualidade livre de custos) para todas as suas fotos e vídeos. Também conta com uma funcionalidade para libertar espaço, que o ajuda a remover as imagens já guardadas na cloud do seu dispositivo, poupando espaço de armazenamento no telemóvel.
  • Todos os seus momentos são automaticamente organizados e “ganham vida”. O utilizador concentra-se apenas em tornar os seus momentos memoráveis e não a geri-los. O utilizador pode fazer pesquisar por pessoas, locais, objetos. Em função das fotografias e vídeos guardados, o Google Fotos pode criar automaticamente colagens, GIFs, animações ou vídeos divertidos que são depois apresentadas ao utilizador, que escolhe guardar ou não. Com auxílio da detecção do local onde as fotos foram tiradas, também pode criar um álbum com o título do seu destino. Por último, o utilizador também pode usar esta ferramentas para fazer as suas próprias edições de imagens ou vídeos.
  • O Google Fotos é a melhor maneira de partilhar e guardar o que importa. A partilha deve ser simples e confiável e, quando o utilizador o faz, deve ser fácil manter as fotos de que gosta mais. Através do Google Fotos, o utilizador pode partilhar fotos ao escolher o destinatário entre os seus contactos, ou mesmo através de uma sugestão de partilha, sendo que o Google Fotos vai gerir o melhor método de partilha, por sms, email ou via Google Fotos.

As novidades!

A primeira novidade que ficamos a conhecer e que já se encontra disponível desde a semana passada é a funcionalidade de Ações Sugeridas. A aplicação Google Fotos vai poder exibir automaticamente uma sugestão de melhoria da cor, o brilho, girar a foto, etc com um simples clique. Depois, é possível comparar as duas fotos e o utilizador escolhe a que prefere.

A outra novidade que vai estar brevemente disponível é a funcionalidade de Favoritos e Gostos. Vai passar a poder clicar na ⭐ para marcar a foto como favorita. Depois, o utilizador só tem de visitar os seus Álbuns e ver as fotos que mais gosta num único lugar. Também será possível exprimir o seu amor nas fotos que um amigo partilhe consigo. Procure pelo ❤ quando alguém partilhar um álbum ou uma foto e mostre o quanto gosta da partilha.

As surpresas

Google Fotos

Para podermos melhorar os nossos dotes jornalísticos, a Google preparou uma pequena surpresa e convidou o astrofotógrafo Miguel Claro e o fundador da produtora PAHD, Paulo Alves.O primeiro falou de dicas para melhorar as nossas fotografias e o segundo sobre quais os erros proibidos ao filmar com telemóvel.

As dicas das fotografias:

  • Usar a aplicação certa para captar e processar;
  • Focar e usar a exposição mais adequada;
  • Não usar zoom digital. Aproxime-se antes do objecto;
  • Dedique tempo a encontrar o melhor enquadramento;
  • Nivele o horizonte – sobretudo se tiver mar ou um lago;
  • Evite tremer – segure o equipamento com as duas mãos.

Os principais erros ao fazer videos:

  • Filmar na vertical;
  • Filmar em contraluz;
  • Fazer movimentos bruscos ou rápidos;
  • Filmar pessoas sem ser ao nível dos olhos;
  • Não ter em conta a linha do Horizonte.

O final merecido

Como não podia deixar de acontecer num sitio como o Jardim Zoológico de Lisboa, podemos dar um pequeno passeio com direito a um guia. Nesta visita ficamos todos a conhecer um pouco mais sobre alguns dos animais presentes, bem como as suas características, quais os cuidados que o Jardim Zoológico tem para preservar os comportamentos selvagens, como dá condições para os animais se reproduzirem e poderem vir a ser libertados nos seus habitas naturais um dia mais tarde.

Esta visita serviu para podermos pôr em prática todas as dicas dadas, bem como experimentar as funcionalidade do Google Fotos e ver as suas capacidades em ação. Na imagem ao lado podem ver a criação automática de um álbum da visita, bem como um filme, algumas fotografias estilizadas e uma animação.

Não sou dos melhores fotógrafos mas com a ajuda da aplicação consegui tornar algumas das minhas fotografias em autênticas obras de arte. A melhor parte de tudo foi poder chegar a casa e ver no meu computador todas as fotografias e vídeos que fiz, as polegadas extras dão sempre jeito.

Para testar as funcionalidades de pesquisa também procurei por alguns dos animais que fotografei, e os resultados foram os esperados, mostrando as fotografias dos mesmo. Contudo, esta funcionalidade nem sempre funciona a 100% visto que está em constante melhoria por recorrer à aprendizagem automática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here