Já todos passamos por isso em Portugal: dezenas de autoestrada apenas com a iluminação oferecida pelos reflectores nos separadores laterais e centrais. Absolutamente mais nada. É cansativo e, para viajar à noite, é francamente perigoso. O Google Maps quer ajudar-nos a encontrar caminhos alternativos a estas estradas sombrias e prepara-se para acrescentar uma funcionalidade que irá destacar aquelas estradas melhor iluminadas.

A funcionalidade foi descoberta pelos XDA quando analisaram a versão V10.31.0 Beta dos Google Maps, encontrando a indicação de que as ruas com melhor iluminação serão destacadas a amarelo, existindo igualmente indicações sobre as ruas menos iluminadas e aquelas para as quais a app não possui dados.

Saber quais as estradas melhor iluminadas não será apenas útil para os condutores. Muitas pessoas têm de fazer longas caminhadas até casa e a iluminação noturna é a sua maior defesa. Nos anos 90, a baixa do Porto foi repensada na sua iluminação, precisamente como medida de combate à criminalidade, um exemplo de muitos que poderíamos dar quanto à estreita relação que existe entre ruas mal iluminadas e aumento da criminalidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here