O streaming de jogos é o futuro, se alguém duvidasse disso, e a Google quer fazer parte desse futuro com o anúncio oficial do serviço Stadia, que permitirá jogar qualquer tipo de jogo no smartphone, via streaming.

Se queremos jogar um jogo PC, precisamos de um PC, e se queremos jogar numa consola, precisamos da consola. Porquanto já é possível utilizar por exemplo o Remote Play numa PS4, o serviço da Google vai mais longe e oferece aos utilizadores a possibilidade de fazer streaming de qualquer jogo, de qualquer consola, num smartphone, computador, ou tablet.

Como o jogo propriamente dito corre nos servidores da própria Google, qualquer utilizador poderá jogar jogos exigentes, sem necessitar de adquirir o tipo de hardware que de outro modo necessitaria para correr esses jogos. Actualmente, a Google indica que poderemos fazer streaming de conteúdos em 4K, 60fps e HDR, com conteúdos a 8K e 120fps no futuro.

A Google não se limitará a ficar por aqui e, via o estúdio Stadia Games and Entertainment, planeia não só lançar os seus próprios jogos, como também terá como missão captar parceiros e títulos para este serviço. Doom Eternal é, para já o primeiro jogo que se conhece que estará disponível para streaming via Google Stadia.

O serviço não poderia estar pensado sem um controlador e a Google oficializou um, ainda que tenha ficado claro que qualquer controlador existente no mercado será compatível com o serviço. O controlador da Google, no entanto, irá ligar-se directamente aos servidores da Google.

O Google Stadia estará disponível em 2019, mas ainda sem detalhes específicos quanto a preços e prazos. Quando for lançado, tendo em conta o poderio da Google e a sua capacidade para disseminar um serviço em larga escala, o Google Stadia poderá revolucionar o gaming. Mas não estará sozinho e outras alternativas irão seguir-se nesta nova era de deslocalização dos jogos das nossas próprias máquinas, algures para a cloud.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here