Pode parecer prematuro falar do Android R, numa altura em que o Android Q ainda nem chegou ao mercado, mas daí que seja igualmente prematuro para a Motorola aparentemente confirmar que o recentemente lançado Moto Z4 receberá apenas a actualização para o Android Q e mais nenhuma se encontra planeada. E isso deixa-me danado.

Existe muito para defender nos dispositivos da Motorola, e por isso tenho sido defensor do que vão lançando. Há várias coisas que a Motorola faz bem aos anos: design, relação qualidade-preço e actualizações, este último ponto em menor escala. Mas até agora a Motorola garantia dois anos de actualizações para os seus dispositivos de topo e, com equipamentos Android One, era de pensar que a marca levava este compromisso a sério.

Mas a marca confirmou agora ao site Digital Trends que têm planeada apenas uma actualização para o dispositivo, e que será para o Android Q. Ponto final. Aparentemente.

Podemos especular que muitos utilizadores até podem instalar uma ROM diferente e safar-se, mas o mais correto de dizer é que os consumidores compreendem cada vez mais o valor de apostar em marcas que cumpram com um bom calendário de actualizações, e que o façam por pelo menos dois anos. Mesmo a Samsung percebeu o caminho certo quanto a isto, porque os consumidores estão cada vez melhor informados e já não olham apenas para as especificações. A luta da Huawei para manter as vendas apesar do embargo Trump é bem exemplar de como os utilizadores têm discernimento e não querem apostar em dispositivos que temem ficar sem suporte no futuro. Não irão, não é assim linear, mas todos os dias me questionam como será das actualizações, mais do que pensam na Play Store.

Com este tipo de declaração, a Motorola pode bem ter causado sérios danos à compra do Moto Z4, que fica sem argumento contra inúmeros dispositivos na mesma gama de preço que prometem dois a três anos de actualizações. No entanto convém citarmos palavra por palavra o Digital Trends:

“…but the jury is out on whether it will receive next year’s Android R…”

Por outras palavras, não é definitivo que o Motorola Moto Z4 não seja actualizado para o Android Q, mas os planos não estão em cima da mesa. Espero que a Lenovo perceba o erro e volte atrás.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here