Depois de uma lesão na espinal medula que resulta em paralisia, não existe muito que possa ser feito para reverter este quadro. Contudo, um novo avanço da Clínica Mayo pode agora trazer alguma esperança. A clínica revela um implante eléctrico que, quando foi colocado perto do local de uma lesão permitiu que um homem paralisado fizesse movimentos voluntários com as pernas.

O homem de 26 anos lesionou a sua coluna há três anos e desde então tem sido incapaz de se mexer a partir do meio do seu tronco. Os médicos da Clínica Mayo suspeitam que a lesão deste homem é incompleta, o que se confirmado significaria que os seus ferimentos não podem ter interrompido todas as ligações à sua espinal medula.

O indivíduo passou por 22 semanas de fisioterapia antes deste implante eléctrico ter sido colocado na sua coluna abaixo do ponto de lesão. Depois de se recuperar da cirurgia e um pouco mais de fisioterapia, os médicos começaram a ver progressos na sua paralisia.

Com o implante, o homem foi capaz de mexer as pernas e fazer movimentos passo a passo, enquanto deitado de lado e até mesmo levantar-se usando barras de apoio.

Obviamente, ainda temos um longo caminho a percorrer antes de indivíduos com lesão medular que sofrem de paralisia recuperarem o controlo motor total. Os médicos estão agora a ponderar que implantes como este, podem ajudar pessoas com lesões incompletas a recuperarem pelo menos algum movimento.

3 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei muito feliz. Só de pensar q posso voltar a andar me emociona. Tenho mielite transversa e fiquei paraplégica. Será q posso fazer esse implante elétrico. Me ajude por favor.

    • Boa tarde Ivana, a questão que nós coloca será sempre melhor colocada ao seu médico. O implante poderá ser ou não adequado à sua condição, e nesta fase é ainda uma promessa e dificilmente estará disponível para o grande público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here