Com 6.59 polegadas de diagonal, os Honor 9X e Honor 9X Pro são praticamente tablets, mas os dois novos smartphones da Honor incluem também os melhores processadores da Huawei, baterias generosas e câmaras fotográficas de elevada qualidade. Por onde começar, então?

Para andar no bolso e tarefas básicas, não me desagradam smartphones compactos, mas se multimédia é a vossa praia, os ecrãs grandes são, obviamente preferenciais. É isto que ambos os Honor 9X oferecem. Com 6.59 polegadas de diagonal e desimpedidos de obstáculos, graças às câmaras pop-up, os Honor 9X são ideais para uma boa sessão de Netflix ou gaming. Em ambos os casos falamos de unidades FHD+ IPS LCD.

Outro ponto certamente muito relevante é a opção pelo Kirin 810, para ambos os dispositivos. Geralmente, a Huawei equipa as versões Pro com os chips da gama alta, mas não desta vez. E não há nada de errado nisso: o Kirin 810 é o melhor processador de sempre na gama média da Huawei e tenho um excelente feeling sobre este chip, que será talvez a primeira vez que a Huawei consegue mobilizar um processador capaz de mostrar umas boas coisas aos Snapdragon 7.

Fabricado em 7nm, com núcleos modernos dos quais 6 são núcleos de eficiência Cortex-A55 a 1.8GHz, e 2 são Cortex-A76 a 2.27GHz, com uma NPU dedicada para tarefas de inteligência artificial, o Kirin 810 é um processador inegavelmente moderno e bem-conseguido que tem, além disso, mostrado excelente performance. Não haverá, neste capítulo, qualquer queixa.

Mas se a fotografia realmente é importante para vós, é o Honor 9X Pro que vale a pena ver de perto, já que inclui uma terceira, especificamente uma ultragrande angular de 8MP. Entretanto, a câmara principal é a mesma em ambos os terminais, tratando-se de uma unidade de 48MP com filtro Quad Bayer, o que significa que tira fotografias de 16MP, combinando os pixéis 4 a 4. Contamos ainda com uma simples câmara de 2MP para medição de profundidade e uma câmara frontal de 16MP, esta – obviamente – dentro do módulo pop-up que se esconde no topo do smartphone, quando não em uso.

Outra diferença entre os modelos 9X e 9X Pro é que só este último estará disponível com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, enquanto o modelo padrão poderá ser adquirido com 4 ou 6GB de RAM e até 128GB de armazenamento expansível via microSD até 512GB.

Quanto à bateria, ambos os modelos possuem 4000mAh de capacidade e aqui encontraremos o único ponto realmente estranho nestes equipamentos, já que a bateria carrega a um máximo de 10W, indo em contracorrente com a popularidade do carregamento rápido e não será realmente possível carregar estes monstros em pouco tempo.

Pelo menos a Honor não deixou de fora o jack de áudio que, afinal, não morreu como vaticinado e está perfeitamente de volta. Entretanto, e caso se perguntem onde está o leitor biométrico, não o encontraremos atrás, ou no ecrã, já que a Huawei optou pela sua colocação na lateral do smartphone.

Ora, estes são dois dispositivos bem desenhados e muito bem conseguidos. Salvo pela ausência incompreensível de carregamento rápido num smartphone desta gama, os Honor 9X e Honor 9X Pro possuem uma atraente combinação entre estilo e especificações, tornando-se muito competitivos. Finalmente, temos o Android Pie a bordo, com a skin EMUI 9.1.

Em termos de preços, só os saberemos quando forem anunciados oficialmente para o mercado nacional, mas o Honor 9X deverá começar perto dos €200 para o modelo com 4/64GB, enquanto o Honor 9X Pro começará perto dos €300 para o modelo com 8/128GB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui