Depois de muito já se ter falado da chegada da arquitectura ARM aos computadores Windows, a HP é a primeira fabricante a dar indícios de possuir em avançada preparação um computador com Snapdragon 835.

Não há ainda confirmação taxativa, mas o site da HP está a mostrar uma página de suporte para um computador com SD835, que poderá significar um Snapdragon 835, com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno UFS. Ou seja, são especificações muito em linha com um ultraportátil ou Chromebook básico.

Quanto à capacidade deste tipo de dispositivos, pensemos num típico smartphone de topo com estas especificações para percebermos o que teremos em mãos. Com teclado ou Windows completo e um cursor do apontador, a performance será quiçá algo menos fluida e não chegará totalmente a rivalizar com o mais básico Intel Core.

Mas poderão equiparar-se a um Celeron, embora não seja possível neste momento perceber se o serão de facto. Neste ponto ninguém tem revelado grandes detalhes.

Todavia, graças ao baixo consumo energético do Snapdragon, o futuro HP terá uma autonomia sem rivais nos computadores actuais. De facto, com uma bateria de tamanho normal para um portátil, um SD835 será talvez capaz de uma autonomia superior a um dia.

O fabricante poderá igualmente criar um perfil extremamente fino para este futuro portátil, tornando-o hiper móvel, e com conectividade avançada, graças à inclusão de um chip LTE.

Ler mais: Futuros Intel Core-H incluem a sua própria RAM e gráficas a AMD

A chegada desta página na HP está consistente com a intenção da Microsoft de ter equipamentos ARM disponíveis até ao final do ano. A HP é igualmente um dos nomes mais experientes na combinação de Windows com arquitectura ARM, sendo a última fabricante a lançar um Windows Phone, especificamente o HP Elite X3.

A TekGenius estará atenta a futuros desenvolvimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA